Documentação de Estágio

Veja quais são os principais documentos e orientações para estágio

Declaração de atividade avaliativa

Este documento é utilizado para redução de carga horário do estágio em dias de avaliação. 

 

Ficha de Avaliação de Desempenho

Este documento é utilizado para avaliar o educando em campo de estágio e deve ser preenchido pelo supervisor de estágio da empresa, com apresentação periódica em prazo não superior a 6 (seis) meses, conforme Art. 7º, IV da lei 11.788/2008. 

 

Ficha de Avaliação do Campo de Estágio

De acordo o Artigo 7º - II, da lei 11.788/2008 – cabe a Instituição de ensino avaliar as instalações da parte concedente do estágio e sua adequação à formação cultural e profissional do educando. Em cumprimento a legislação em vigor disponibilizamos aos Professores orientadores de estágio esse documento para auxiliá-los na fiscalização das unidades concedente e dos educandos.

 

Formulário de Encaminhamento para Estágio

Antes de iniciar um Estágio, o aluno deve entregar o Formulário para encaminhamento de Estágio Curricular Obrigatório e Não Obrigatório no Setor de Estágios, que será encaminhado à Coordenação de Estágio do Curso para avaliar o Plano de atividades do estágio, que deve ser de acordo com o Plano Curricular do Curso.  Com esse documento, o Setor de Estágio emitirá os Termos de Compromisso para que o aluno possa iniciar o estágio.

IMPORTANTE: Quando a empresa se responsabiliza pelo pagamento do Seguro, é necessário enviar cópia da Proposta da Apólice do Seguro anexa. 

 

Plano de Estágio

É um documento formal anexo ao Termo de Compromisso, que relata os objetivos e as atividades a serem realizadas pelo estagiário.

O Plano de Estágio deverá conter as informações completas sobre o Supervisor do Estágio na Instituição Concedente, do aluno estagiário e de suas atividades a serem executadas durante vigência do período de estágio.

Deverá ser impresso em 2 (duas) vias e entregue no Setor de estágio. 

 

Relatório Final de Estágio

Este é o modelo do relatório de estágio obrigatório (faz parte da grade curricular do curso).  Este relatório deverá ser apresentado ao final do estágio e será avaliado pela Escola e, após aprovado, será expedido o diploma de técnico. 

 

Requerimento de Validação de Atividades

A validação da atividade profissional como estágio obrigatório poderá ser concedida pela Escola, quando o aluno possuir nos Cursos Superiores de Tecnologia tempo Mínimo de 1 (um) ano de experiência comprovado na sua área de formação. Para os Cursos Técnicos Profissionalizantes, o tempo mínimo de é 3 (três) meses de experiência comprovada na sua área de formação, para carga horária de estágio até 200 horas, e tempo mínimo de 6 (seis) meses, para carga horária superior a 200 horas de estágio.

Este é um modelo que deve ser utilizado pelo aluno para comprovar a experiência profissional entregue ao Setor de Estágio e, após, será analisado pelo Coordenaria de Estágio da Área.   

 

Relatório Parcial de Estágio 

Documento de caráter obrigatório para estágios obrigatórios e não obrigatórios, que devem ser preenchido e entregue ao Orientador semestralmente para avaliação das atividades do estágio.   

 

Relatório Final para Validação de Atividades

Após aprovação do processo de validação das atividades profissionais como estágio, o aluno deverá fazer um relatório final conforme modelo e entregue em até 90 dias. 

 

Termo Aditivo

É um documento formal, vinculado ao Termo de Compromisso, que visa alterar as cláusulas acordadas, tais como: prorrogação do período, alteração da carga horária e/ou do valor da bolsa educacional etc.

A empresa deve utilizar o termo aditivo para autorizar ao aluno/estagiário a permanecer no estágio por um período inferior a um semestre. Caso a empresa necessite que o aluno permaneça no estágio, “em prorrogação”, por um período igual ou superior a um semestre, recomendamos nova contratação através do termo de compromisso.

Esclarecemos que, junto ao termo de compromisso e ao termo aditivo, que prorroga o período do estágio, devem ser entregues 3 (três) vias do plano de estágio, assinadas pelo aluno/estagiário e pelo supervisor de estágio na empresa. 

 

Termo de Compromisso de Estágio

O Estágio será precedido da celebração do Termo de Compromisso entre estudante e a entidade concedente, com interveniência do IFSC, o qual preverá as condições de sua realização e sua duração, que não poderá ser superior a 2 (dois) anos, exceto quando tratar de aprendiz portador de deficiência.

O termo de compromisso (3 vias) com o programa de atividades deverá ser devidamente preenchido e assinado pela empresa e estagiário, devendo retornar para a instituição juntamente com a cópia da apólice de seguros, para que sejam tomadas as providências para aprovação do estágio.

Este documento estará sujeito à aprovação do programa das atividades pelo coordenador de área do respectivo curso.

O prazo para avaliação da documentação é de 10 dias após entrega junto à Coordenação de Estágio. A aprovação do termo de compromisso seguirá o trâmite interno conforme fluxograma. 

 

Termo de Rescisão de Estágio

A rescisão de estágio significa o desligamento do estagiário antes da data de término estabelecida no contrato de estágio. Este documento se faz necessário quando o estágio é interrompido antes da data estabelecida no termo de compromisso.


O documento de rescisão deverá ser:

  • preenchido pela empresa ou estagiário;
  • enviado ao setor de estágio da instituição de ensino;
  • preenchido em 3 (três) vias e entregue no Setor de estágio.