Alunos da primeira fase de Ciência da Computação realizam visita técnica

ENSINO Data de Publicação: 15 abr 2024 11:42 Data de Atualização: 15 abr 2024 17:15

Na última semana os alunos da primeira fase do curso Superior de Ciência da Computação realizaram uma visita técnica na empresa NDD, do ramo da tecnologia, de Lages. A empresa é vizinha ao câmpus, localizada no mesmo terreno do Órion Parque Tecnológico.  A atividade foi coordenada pelos professores Leonardo Bravo Estácio e Fábio Aiub Sperotto.

"A visita técnica visa permitir aos alunos uma visão prática do que irão aprender em sala de aula. Eles podem observar como os conceitos teóricos e práticos são aplicados no ambiente de trabalho real. Expor os alunos ao ambiente de trabalho em uma empresa de tecnologia, permitindo-lhes entender as dinâmicas, desafios e rotinas de uma empresa nesse setor foi o grande objetivo da atividade", esclarece o professor Leonardo.

Outro ponto importante, segundo o professor, é a oportunidade de os alunos interagirem com profissionais da área, não apenas conhecendo seu local de trabalho, mas podendo fazer contatos que possam ser úteis para futuras oportunidades de estágio ou emprego, bem como iniciativas no campo acadêmico. "A visita também pode abrir portas para colaborações futuras entre a empresa e a instituição de ensino, como projetos de pesquisa, estágios ou programas de desenvolvimento profissional.

O empreendedorismo também é uma marca da NDD, que iniciou suas atividades em Lages 20 anos atrás. Conversar com os gestores da empresa pode despertar esse espírito nos alunos e fazê-los pensar em transformar uma ideia em realidade. "A empresa NDD pode estar trabalhando com tecnologias de ponta e inovações no campo da computação. A visita permite que os alunos conheçam essas tecnologias e entendam como elas estão sendo aplicadas. Ver uma empresa bem-sucedida no campo da tecnologia pode inspirar os alunos a se dedicarem mais aos estudos e a perseguirem suas metas profissionais", complementa o professor.

Aproximação com o arranjo local

As duas entidades, IFSC e NDD, são próximas há muitos anos. Inclusive gestores da empresa já fizeram parte do Colegiado do Câmpus. O professor conta que entrou em contato com a empresa para agendar a visita e para que a atividade fosse a mais completa possível ela não foi focada apenas na parte técnica, mas trouxe aos alunos outras questões que são importantes ao futuro trabalhador ou empreendedor da área. "Foi importante mostrar como são as divisões das equipes e sobre a carreira de programação, desenvolvedor júnior, pleno e sênior, então eles mostraram bastante sobre carreira na visita. E, além disso, eles falaram principalmente sobre as hard skills e as soft skills, e de como valorizam lá a questão das relações interpessoais, o comportamento dos funcionários. A parte técnica, a partir do momento que ele consegue comprovar isso, seja na entrevista, seja com diploma de graduação, corresponde a apenas 20% do que eles esperam ali do funcionário", comenta. Os outros 80% são o comportamento, as habilidades sociais e as relações pessoais que se formam na empresa.

Na visita, os coordenadores de cada setor foram falar com os alunos sobre as suas áreas e como trabalham na empresa. "Além da estrutura extraordinária da empresa e a capacidade de desenvolvimento, o que mais me impressionou foi a colaboração que existe dentro da NDD. Todos lá se ajudam e são comprometidos em um único foco de tornar a NDD ainda maior e melhor. E isso é incrível, são poucas empresas que a gente vê isso.", comenta o aluno Ygor Cavalheiro, da primeira fase do curso superior de Ciência da Computação. O estudante reforça a importância de atividades como essa para a formação do aluno e para a manutenção do estudante na escola, ajudando no combate à evasão e no processo de ensino-aprendizagem.

"Eu acho muito importante atividades como essa, pois faz com que os alunos visualizem o impacto e a grandiosidade da tecnologia, quando ela é direcionada ao desenvolvimento de um projeto necessário para a sociedade. Essa visão mais ampla do ensino fora da sala de aula torna as coisas bem mais cativantes, o que por consequência faz com que o aluno queira se manter nesse meio acadêmico, para que um dia também possa fazer a diferença", completa Ygor.

Sobre o Ciência da Computação

O objetivo do Curso de Ciência da Computação é preparar profissionais de nível superior capacitados a utilizar as modernas tecnologias da área de informática e interagir com as demais áreas na orientação sobre a melhor aplicação destas tecnologias. Além de fornecer ao estudante uma forte base científica com o ensino articulado a atividades de pesquisa e extensão, o que o habilita a continuar estudos em nível de pós-graduação, pretende também prepará-lo para o mercado de trabalho regional e nacional. 

 

ENSINO CÂMPUS LAGES