Alunos do Câmpus Urupema participam da maior degustação de vinhos do mundo

EVENTOS Data de Publicação: 09 nov 2022 12:39 Data de Atualização: 02 dez 2022 19:16

No último final de semana (05), os alunos do Curso Superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia do Câmpus Urupema participaram da 30ª edição da maior degustação simultânea de vinhos do mundo, a Avaliação Nacional de Vinhos 2022, que ocorreu em Bento Gonçalves/RS.

O evento contou com mais de 1.600 pessoas, com 16 amostras selecionadas entre 533 de 70 vinícolas brasileiras. 120 estudantes de Viticultura e Enologia, de três institutos do sul do país, foram os responsáveis pela abertura e serviço das garrafas de vinho. Oito deles alunos do curso ofertado no Câmpus Urupema. Eles foram acompanhados pelo professor Geovani Raulino.

Geovani classificou o evento como "excelente, muito bem organizado e executado". Além disso, para o docente, demonstra o potencial do setor vitivinícola do país. "A participação na Avaliação Nacional de Vinhos proporciona aos discentes de Viticultura e Enologia a possibilidade de executar na prática as habilidades e técnicas adquiridas durante o curso, especialmente nas disciplinas que envolvem o Serviço de Vinhos. Essa oportunidade gera uma transformação significativa na formação acadêmica", comenta o professor.

A aluna Milena Tomaz, da sexta e última fase do curso superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia, também comentou sobre o evento. Participando pela segunda vez, ela avaliou a atividade como uma chance de expandir os conhecimentos. "O evento, para nós estudantes, é uma ótima oportunidade de termos outra visão, fora de sala de aula, sobre tudo o que estudamos. Conhecer eventos de grande porte, poder estar perto de pessoas importantes da área, e claro, ter a chance de trocar conhecimento com todos que estão lá participando", completa.

Milena, assim como o professor Geovani, também ficou impressionada com a magnitude do evento. "O que mais me chamou a atenção nesse evento é toda a organização. A associação que promove a Avaliação Nacional de Vinhos não deixou nada escorregar, tudo sincronizado e muito bem organizado. Eles inclusive lançaram um livro nessa edição dos 30 anos do evento, e no livro eu pude perceber pelos registros que desde o primeiro sempre foi tudo muito organizado", finaliza a estudante.

Os vinhos selecionados revelam as variedades Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Merlot, Moscato Giallo, Pinot Gris, Pinot Noir, Sauvignon Blanc, Tannat, Roriz e Teroldego. Todas as informações sobre a Avaliação Nacional dos Vinhos 2022 pode ser conferida no site oficial do evento.

 

 

EVENTOS CÂMPUS URUPEMA NEWS