Apresentação criativa de alunas do IFSC viraliza nas redes sociais

ENSINO Data de Publicação: 25 mai 2023 16:29 Data de Atualização: 02 jun 2023 19:22

Um trabalho de faculdade que extrapolou a sala de aula e viralizou nas redes sociais. Duas estudantes do curso superior de tecnologia em Design de Moda do IFSC Câmpus Araranguá encontraram uma forma criativa de apresentar a história da moda. Publicado nesta quarta (25), o vídeo já tem milhões de visualizações em diversas páginas de moda e sobre vida universitária.

O trabalho foi apresentado pelas estudantes Gabriela Postal da Silva e Iandria Martins de Souza, na aula de Tecnologia Têxtil, da primeira fase do curso. Para mostrar a evolução do uso do veludo ao longo da história, as alunas trouxeram peças do tecido, fizeram uma linha do tempo para mostrar como o tecido já foi usado, e para finalizar projetaram imagens de peças de vestuário sobre seus próprios corpos, encontrando uma forma criativa de apresentar seus slides.

 

@gabspostal @iandria que duplinha 😎 #fashiontiktok #faculdadedemoda #moda #producaodemoda #faculdade ♬ Sex and the City (Main Theme) - TV Sounds Unlimited

 

O vídeo com a projeção das peças de vestuário foi publicado nas contas de Instagram e TikTok das alunas, que também atuam como criadoras de conteúdo. E rapidamente viralizou.  No TikTok de Gabriela, o vídeo já estava com mais de 1,8 milhão de visualizações no final da manhã de sexta (26). A publicação acabou sendo reproduzida por outras contas nas redes sociais, algumas com dezenas de milhares de visualizações. No Instagram, a publicação das alunas já estava com mais de 10 mil visualizações nesta sexta.

 

 

Mais importante que as visualizações, está a questão da criatividade e do empenho em fazer a ideia dar certo.

A dupla pesquisou imagens em boa resolução, removeram o fundo da imagem para que elas ficassem apenas com as peças de vestuário e adaptaram de acordo com o tamanho de cada uma. Foram necessários alguns ensaios na garagem da casa de Iandria para saber a distância do projetor em relação à parede.

A ideia surgiu quase que espontaneamente, mas baseadas nas referências que elas possuem.

“O processo criativo parte muito de algo que está no nosso subconsciente. A ideia vem na cabeça e depois pensamos de onde tiramos aquilo. São experiências que a gente vive”, diz a aluna, lembrando situações desde o Natal na Serra Gaúcha, em que são realizadas projeções interativas em igrejas, por exemplo, até o show da cantora Beyoncé.

“Nosso professor deixou a gente livre para apresentar o trabalho, então surgiu a ideia de mostrar a aplicação do veludo ao longo dos anos, desde o pré-Renascimento até as últimas décadas. E como não temos muito acesso a roupas antigas, decidimos vestir essas roupas mas de um jeito diferente”, conta Iandria.

O professor da disciplina, Dionatan Carlos de Souza, explica que a turma está apresentando as aplicações de diferentes tipos de tecido na disciplina de Tecnologia Têxtil.

“São várias duplas que estão apresentando seus trabalhos ao longo do semestre, mostrando vários tipos de tecido. No caso delas, foi o veludo, mas no mesmo dia houve apresentações sobre jeans, couro e tecido sintético. A criatividade no momento da apresentação é um dos critérios. Essa disciplina tem como foco a usabilidade dos tecidos, para que as profissionais saibam escolher as matérias-primas corretas para desenvolver seus produtos”, explica o professor da disciplina, Dionatan Carlos de Souza.

“O curso busca sempre explorar a criatividade dos alunos e dar subsídios para que isso aconteça. É claro que ela vem muito do próprio repertório que a pessoa vai construindo ao longo da carreira e da vida. Mas as disciplinas do curso buscam explorar essa criatividade e mesmo naquelas mais técnicas temos processos que estão ligados ao processo criativo”, complementa o professor.

Como todo vídeo que viraliza na internet, houve reações positivas e negativas, além de discussões sobre a relação entre o trabalho com a moda, a criatividade e o uso das redes sociais.

“Teve muita gente dizendo que o professor tinha que dar dez para o trabalho e perguntando como se faz. Também teve gente que problematizou a busca incansável pela criatividade, por ser uma pessoa cada vez mais criativa, no design mas em outras profissões, que ficam atreladas a publicações nas redes sociais. Algumas pessoas comentaram que isso estaria um pouco cansativo. Mas, a gente trabalha com design. Se a pessoa não quiser ser criativa, tudo bem, mas alguém tem que ser. E que bom que as pessoas gostaram, estamos muito felizes”, afirma Iandria.

Com a repercussão, as alunas fizeram um vídeo para explicar para outras pessoas “como arrasar no trabalho da faculdade”.

@gabspostal Replying to @isah santos a @iandria detalhou tudinho, enjoy it✨ #fashiontiktok #faculdadedemoda #moda #universitario #fashion ♬ original sound - gabs

O curso superior de Tecnologia em Design de Moda tem duração de três anos (seis semestres) e ocorre no período noturno. O curso forma profissionais aptos a desenvolverem produtos para a indústria da moda, contemplando todas as etapas do processo. O ingresso para este curso é pelo Sistema de Seleção Unificado e pelo Vestibular.

ENSINO CÂMPUS ARARANGUÁ