Aproveitamento integral de alimentos é tema de palestra na SNCT do Câmpus Florianópolis-Continente

SNCT Data de Publicação: 22 nov 2023 19:32 Data de Atualização: 22 nov 2023 20:10

O aproveitamento integral de alimentos foi o tema da palestra de abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada na noite de terça-feira (21), no Centro de Eventos do câmpus, com a professora Adriana Cibele de Mesquita Dantas, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs).

Adriana é engenheira agrônoma de formação e professora no curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos no Câmpus Caxias do Sul da Uergs. Na palestra, ela abordou algumas práticas, que vão desde o plantio e a colheita de frutas e hortaliças, até o manuseio delas, para que esses alimentos possam ser plenamente aproveitados.

O aproveitamento integral consiste em utilizar diversas partes das frutas e hortaliças, como folhas, caules e cascas - em vez de virarem resíduo, eles podem ser usados na produção de receitas como sucos, farinhas e bolos, entre outras. Apesar de terem ocorrido avanços nos últimos anos, a professora da Uergs considera que “ainda faltam pesquisas na área” de aproveitamento de alimentos.

O consumo de frutas e hortaliças traz benefícios para a saúde, podendo atuar na prevenção contra o câncer, segundo dados trazidos por Adriana. Ela destacou que o Brasil é o terceiro maior produtor mundial de frutas (cerca de 5% da produção mundial), mas ainda tem um consumo per capita baixo. De acordo com dados da Embrapa trazidos por ela, no Brasil consomem-se 60 quilos de frutas por pessoa por ano, metade do que é registrado em países europeus como a Espanha e a Itália.

“Case” do IFSC

Após a palestra de abertura da SNCT, as professoras Berenice Giehl Zanetti von Dentz e Páulia Maria Cardoso Lima Reis e a estudante bolsista Lilian Suzan Lobato apresentaram resultados do projeto “Reaproveitamento das sobras e aparas como ferramenta para a promoção de uma Gastronomia Solidária”, realizado no Câmpus Florianópolis-Continente entre maio e outubro deste ano.

O projeto resultou em produções alimentícias semanais - como sopas, canjas e totas - com 78kg de sobras e aparas de alimentos usados nas aulas do Câmpus Florianópolis, principalmente de hortaliças herbáceas inteiras ou hortaliças tuberosas. Os pratos produzidos foram distribuídos a estudantes do câmpus.

SNCT CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE