Atléticas impulsionam participação no JIFSC

JIFSC Data de Publicação: 03 dez 2023 14:32 Data de Atualização: 03 dez 2023 19:26

Com implantação de Atléticas em cada vez mais câmpus, essas organizações estudantis se tornaram uma das principais maneiras de promover a prática de esportes entre os alunos que já terminaram o ensino médio. Ao organizarem treinos e eventos durante o ano, elas promovem a integração de quem está na graduação e permitiram a formação de diversos times que vieram disputar uma medalha na 10ª edição do JIFSC.

Foi o caso, por exemplo, da Atlética do Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, que reúne estudantes das graduações de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Fabricação Mecânica. A maioria dos encontros esportivos ocorre em função dos treinos de futsal masculino, porém a proximidade do JIFSC fez com que os integrantes buscassem reforços entre as turmas de ensino superior para formar o primeiro time de futsal feminino.

Segundo a presidente da Atlética do IFSC do Rau, Victória Gasperin, os treinos, festas e outras atividades são uma forma de proporcionar a aproximação entre estudantes e também o descanso da rotina puxada de estudos. “Eu cheguei em Jaraguá sem conhecer ninguém e, agora, formei uma família com o pessoal da Atlética”, conta.

A Atlética do Câmpus Florianópolis também acabou sendo a segunda família da estudante Bárbara Petik, que ocupa atualmente a função de vice-presidente. Interessada na prática de esportes desde o ensino médio, ela entrou em contato com a Atlética local logo nos primeiros dias de aula e percebe na entidade o papel de “manter vivo o espírito esportivo” durante o ensino superior.

“Como não tem Educação Física na graduação, o vínculo com o esporte acaba sendo por meio da Atlética. Além disso, a gente chega no curso sem conhecer os colegas e aqui foi o espaço em que fiz muitos amigos, com os quais passo boa parte do tempo”, relata Bárbara.

Apoio varia nos câmpus

Como a quantidade de cursos e a estrutura física varia entre os câmpus do IFSC, as Atléticas também recebem apoios diferentes dependendo das condições de cada local. Em Florianópolis, o ginásio é disponibilizado todos os dias a partir das 17h30. Em Jaraguá do Sul, porém, o IFSC do Rau não possui ginásio e os treinos ocorrem apenas no final de semana, na chamada “Areninha” – que é um espaço da prefeitura.

Em Criciúma, a Atlética também tem reservada diariamente a quadra do câmpus. Além disso, ganharam bolas para os treinos e o câmpus empresta outros materiais esportivos. O apoio para o funcionamento da organização estudantil acaba gerando, na visão do seu vice-presidente, um reforço na permanência e no êxito de quem entra na graduação. “Representamos as três graduações do câmpus [Engenharia Civil, Engenharia Mecatrônica e Licenciatura em Química], e cada uma funciona num turno diferente. Com as nossas atividades, o pessoal acaba fazendo amizades e tendo mais apoio pra seguir no curso”, destaca Ricardo Barbosa, que está na 7a fase de engenharia civil.

JIFSC CÂMPUS CRICIÚMA CÂMPUS FLORIANÓPOLIS CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-RAU