Campeão de concurso de oratória, estudante de Gaspar compartilha experiência com alunos do IFSC

ESPECIAL Data de Publicação: 21 nov 2023 14:25 Data de Atualização: 24 nov 2023 11:03

O aluno campeão do 3º Concurso Municipal de Oratória das Escolas de Gaspar, Miguel Ivanovic Oliveira, 14 anos, realizou palestra para estudantes da segunda fase do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais, na Unidade Curricular Gestão de Pessoas, e da primeira fase do Curso Técnico em Administração, na Unidade Curricular Administração de Pessoas. Ambas as disciplinas são ministradas pela professora Bárbara Sabino. O encontro com os alunos do CST foi dia 9 de novembro e com os do técnico, em 13 de novembro.

Miguel é aluno do 9º ano da Escola de Educação Básica Arnoldo Agenor Zimmermann, que fica em frente ao IFSC. Ele contou aos estudantes do IFSC que, apesar de ser leitor assíduo desde pequeno, o que lhe fornece vasto repertório para escrever, precisou vencer a timidez para participar do concurso de oratória. Em 2022, incentivado pela professora de Português, foi o melhor da classe. Já este ano, foi o campeão da classe, da escola e de todas as escolas do município de Gaspar no 3º Concurso Municipal de Oratória, graças a muito treino e o apoio da professora e da mãe. 

Segundo a professora Bárbara, os alunos do Câmpus Gaspar ficaram maravilhados com a performance de Miguel, quando ele discursou seu texto do concurso, também, com suas dicas que chegaram ao nosso cotidiano, fazendo assim com que todos vislumbrassem a importância da oratória. Além disso, ficaram motivados a participar de curso de oratória.

Dicas repassadas por Miguel:

  • Passar confiança com um texto de qualidade e dominar a emoção por meio da respiração;
  • Linguagem não verbal: postura, movimento das mãos (gesticulação), ressaltou a importância do contato visual;
  • Intercalar caminhar e parar para dar ênfase ao texto com apoio da movimentação das mãos e entonação da voz;
  • Linguagem verbal: voz, ritmo, entonação versus respiração.

Além disso, falou sobre a importância da oratória em diversas situações da vida como em uma entrevista de emprego e atendimento ao público.

O Concurso

O 3º Concurso de Oratória nas Escolas, promovido pela Secretaria de Educação de Gaspar, é destinado aos estudantes dos 8º e 9º anos, matriculados no ensino fundamental regular da rede municipal, estadual e particular de Gaspar.

A final foi realizada Escola de Educação Básica Norma Mônica Sabel, dia 8 de novembro.

ESPECIAL