Câmpus completa 15 anos de dedicação e inovação

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE Data de Publicação: 20 ago 2021 17:33 Data de Atualização: 20 ago 2021 20:32

Neste sábado (dia 21 de agosto), o Câmpus Florianópolis-Continente está completando 15 anos. Foram muitos desafios e conquistas ao longo deste período, mas é impossível falar dessa história sem começar pelo que estamos vivendo desde março do ano passado. As salas cheias de vida, uma feirinha de produtos saudáveis, os alunos de Eventos de um lado para outro, os de Hotelaria com seus uniformes impecáveis, o cheirinho do pão saindo do forno - tudo isso deu lugar a um grande vazio. Mas é só olhar melhor para perceber que toda essa movimentação e essa vontade de aprender apenas mudaram de lugar. 

Foi com muita dedicação e inovação que servidores e alunos se uniram para construir alternativas para que o processo de ensino e aprendizagem não parasse no melhor Instituto Federal do país, mesmo num câmpus em que as aulas práticas são uma realidade diária. "É com muito orgulho que a gente olha esse momento e percebe como conseguimos nos adaptar e inovar apesar de todas as dificuldades e tristezas que vivemos", define a diretora do câmpus, Jane Parisenti.

A gravação de aulas, por exemplo, tornou-se habitual entre boa parte dos professores, seja em vídeos feitos em suas próprias casas ou em empresas, como hotéis, ou ainda no estúdio montado no próprio câmpus. 

Diante de um afastamento forçado, uma socialização foi pelas telas do Google Meet ou pelas interações nas redes sociais. E como elas fizeram diferença nesse período. Pelo Instagram, o Curso de Gestão do Turismo intensificou seus projetos para garantir informação de qualidade a seus seguidores, como nos perfis Gestão de Turismo - IFSC e Gestão Turística e Ciência . Foi também pelas redes sociais que muita gente passou a conhecer uma frutinha típica aqui do estado: a uvaia, que mereceu até um festival gastronômico online promovido pelo Núcleo de Estudos em Gastronomia - NEG .

Teve também muita live sobre Turismo, Hotelaria e Eventos. O projeto de guiamento nas fortalezas de Florianópolis feito pelo Curso de Guia de Turismo se reinventou, fazendo guiamentos virtuais. Teve até a realização de um curso inédito sobre a captação de recursos para eventos por meio de leis de incentivo. 

O resultado da dedicação está nos depoimentos de alunos compartilhados no Instagram do câmpus , como o Paulo Victor, do curso Superior de Gestão do Turismo: "Apesar das dificuldades, está sendo uma experiência incrível, pois nesse tempo remoto conseguimos contato com diversos profissionais de renome de todo o mundo, participa de eventos digitais do outro lado do planeta. "

Neste um ano e meio, servidores não pararam de trazer novidades, como a ampliação de oferta. O câmpus tem agora uma Especialização em Cultura e Sociobiodiversidade na Gastronomia e um novo curso e um Técnico em Nutrição e Dietética, além de muitos novos cursos de curta duração. Nestes, muita gente que queria estudar no IFSC viu a oportunidade chegar com as atividades não presenciais, como a Rosaura Mafessoni, moradora de Itapema (SC): "O ensino remoto me deve ser aluna do câmpus e vi meu sonho virar realidade." Ela cursou quatro cursos FIC durante uma pandemia.

Vem melhorias por aí!

Enquanto as aulas presenciais não retornam, o câmpus aproveita para fazer reformas. Algumas já estão previstas, como o laboratório de cozinha regional e a troca de alguns mobiliários, outras foram impostas pela pandemia, como a instalação de mais pias.

Os cuidados para quando o retorno ocorrerão sendo considerados constantemente por uma equipe multidisciplinar de servidores, responsável pelo Plano de Ação de Combate à Covid-19 do Câmpus Florianópolis-Continente, que foi aprovado junto ao município de Florianópolis.

No próximo dia 25 o Colegiado do câmpus se reúne para decidir se aciona ou não a fase 2 do Plano de Segurança Sanitária (PSS) do IFSC . As novidades sobre o assunto, você acompanha pelo site e pelas redes sociais.

 

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE INSTITUCIONAL NEWS