Câmpus Lages inicia programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher nesta quinta-feira (9)

EVENTOS Data de Publicação: 10 mar 2023 14:16 Data de Atualização: 22 mar 2023 12:25

Na última quarta-feira (8) foi celebrado o Dia Internacional da Mulher. A data remete à luta histórica das mulheres por questões como a igualdade de gênero. No Câmpus Lages, o evento se chama Mulheres em Movimento e promove atividades alusivas à data que iniciam nesta quinta-feira (9) e contam com palestras, sessões de beleza, minicursos e rodas de conversa.

Na noite de ontem (9) aconteceu a palestra "Combate à Violência contra Mulher", com o juiz Alexandre Takashima, da comarca de Lages. A atividade foi no auditório do câmpus e contou com a presença dos alunos do câmpus e também do Câmpus Urupema. O evento foi aberto com apresentação cultural do programa Orquestral da Uniplac.

Na palestra o juiz apresentou a evolução histórica das lutas pelos direitos das mulheres e o impacto da Lei Maria da Penha (A Lei n. 11.340/2006). "Mesmo com os avanços, ainda temos muitos casos de violência, o que mostra que é o sistema do pautado no patriarcado que mantém os índices altos", comenta Alexandre. O juiz explicou o cotidiano de sua comarca, que cuida dos casos de violência contra mulher e dos desafios para que os agressores sejam punidos. "Em muitos casos, a mulher nem quer que o agressor seja punido, ela só quer paz. Por vezes é ela quem acaba 'punida' tendo que se deslocar de seu local de origem para se afastar. É um problema social e endêmico", completa.

O juiz também lembrou que há formas de violência, não apenas a física. "As violências psicológica, moral, sexual e patrimonial também são muito presentes e, em muitos casos, a mulher nem percebe que está sendo vítima. Um cerceamento na vestimenta, um xingamento, uma ameaça usando da condição financeira de dependência em relação ao homem também são formas", conclui.

A temática se faz cada vez mais importante de ser discutida, em especial em ambiente acadêmico e na região Serrana. A região é a que registra os maiores índices no estado de Santa Catarina. "Eu já fazia esse trabalho, de discutir essa temática, no Câmpus Urupema e quando fui removida para Lages iniciei aqui também. Desde lá já percebemos que esse assunto é muito importante aqui na região, pois a Serra Catarinense tem altos índices de violência contra a mulher. Então, o evento tem essa necessidade", afirma Letícia Tramontini, Coordenadora do evento Mulheres em Movimento e Docente de Biologia do Câmpus.

A programação segue nesta sexta-feira com uma Sessão de Beleza, atividade com apoio do Grêmio Estudantil, com oficina de automaquiagem e cuidados com a pele. A atividade acontece no hall de entrada e será durante a tarde. No próxima dia 14, terça-feira, um mini curso de Jardinagem para Ambientes internos será realizado na Unidade Didática Agroecológica (UDA). Fechando a programação, na quarta-feira (15), uma Roda de Conversa chamada "Entre Elas e Entre Eles", com apoio dos psicólogos da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso. A atividade será no auditório do Câmpus Lages.
 

EVENTOS CÂMPUS LAGES