Câmpus Lages participa do II Simpósio Catarinense do Campo à Mesa

EVENTOS Data de Publicação: 26 mai 2023 16:56 Data de Atualização: 26 mai 2023 17:02

Termina nesta sexta-feira (26) o II Simpósio Catarinense do Campo à Mesa. O evento é promovido de forma conjunta pelos cursos de Ciências Agrárias e Alimentos do Instituto Federal de Santa Catarina, câmpus São Miguel do Oeste, Urupema, Canoinhas e Lages. A sede física do evento de 2023 é o Câmpus São Miguel do Oeste, mas há atividades nas outras unidades participantes.

Dentre as atividades oferecidas pelo Câmpus Lages, estiveram uma palestra e duas oficinas, ministradas nesta quinta-feira (25). Pela manhã, ocorreu a palestra "Ativos encapsulados e aplicações em alimentos", conduzida pela professora Cleonice Gonçalves da Rosa, da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). Complementando a atividade, à tarde, ocorreu uma oficina prática sobre o conteúdo da palestra da manhã. Os participantes das atividades foram os alunos do curso superior de Engenharia Química e do Técnico em Análises Químicas.

Os ativos encapsulados são elementos utilizados para a proteção, estabilização e liberação lenta de princípios ativos para fabricação e conservação de alimentos, tais como oxidantes, enzimas, emulsificantes e aromas. Os agentes encapsulantes mais comumente usados são geralmente constituídos de amido e derivados, proteínas, gomas, lipídios ou qualquer combinação deles. Já no período noturno, ocorreu o minicurso "Derivados de goiaba serrana - inovando e valorizando as culturas nativas", que foi ministrado pelo professor do Câmpus Lages do IFSC Roberto Akitoshi Komatsu.

Na oficina foi trabalhada a valorização de produtos locais, em especial da goiaba serrana. "A gente fez pão, para aproveitar a parte da fermentação e atender os alunos do técnico em Biotecnologia. Também teve produção de compotas e geleias de goiaba serrana. As oficinas foram um sucesso, preenchemos todas as vagas", conta Leilane Costa de Conto, coordenadora do curso superior de Engenharia Química e articuladora local do evento.

A ideia do Câmpus era de trazer a programação local do Simpósio para a realidade do IFSC na cidade. "Como não temos cursos de graduação específicos de agronomia e de alimentos, que era o objetivo principal do evento, a gente focou em atividades que interessam para os nossos alunos. Então, ativos encapsulados é uma coisa voltada mais para a química mesmo, atendendo o curso de engenharia química e do pessoal da análises químicas", finaliza Leilane.

Para os alunos, as atividades acabam por abrir um grande repertório de conhecimento, em especial para atenção a elementos que antes não eram conhecidos pelos estudantes. "Por exemplo, na atividade do professor Komatsu vimos que dá de se aproveitar tudo da goiaba, desde a casca até a polpa, fazendo coisas simples, como o pão, compota, entre outras coisas. Já na atividade da tarde, foi mostrado como fazer o encapsulamento de alimentos, foi uma experiência diferente da qual eu imaginava, de início pensei que seria alguma coisa a ver com remédios ou coisa parecida, mas se mostrou algo bastante diferenciado. Então se eu fosse ressaltar um ponto seria a criatividade de ambos os trabalhos", comenta Lauro Orli dos Santos Prada, aluno da terceira fase do curso técnico em Análises Químicas.

O aluno destaca, ainda, a função de eventos como o Simpósio na formação integral do aluno. É uma forma de complementar os estudos que o agradou bastante. "Eu acho bastante importante para o estudo, porque além de se ater a carga horária das matérias dentro da grade acadêmica, as atividades de eventos servem como uma diferenciação, ou fuga de rotina, que ao mesmo tempo é algo divertido e bastante informativo. Dessa maneira, acredito que quanto mais atividades complementares fizermos, melhor.", finaliza o aluno.

Sobre o Simpósio

O objetivo do II Simpósio Catarinense do Campo à Mesa é contribuir para a discussão e difusão das inovações tecnológicas no setor agrícola, agroindústria e área de alimentos, bem como promover a integração e troca de experiências nas pesquisas desenvolvidas entre os pesquisadores e pós-graduandos de outros programas e instituições.

O evento teve como público-alvo docentes, discentes, profissionais da área agrícola, agroindústria e alimentos internos e externos ao IFSC. O Simpósio contou com palestrantes pesquisadores com reconhecido acúmulo de conhecimento na área de Produção de alimentos, a fim de contribuir com o aprendizado e melhorias na qualificação do público participante. A primeira edição do evento ocorreu em 2021 e foi no formato online.

 

EVENTOS CÂMPUS LAGES