Jogo adaptado para o ensino da microbiologia recebe menção honrosa em congresso brasileiro

EVENTOS Data de Publicação: 27 out 2023 11:30 Data de Atualização: 13 nov 2023 13:22

O trabalho “Ludo microbiológico: estratégia para o ensino de microbiologia geral”, do Câmpus São Miguel do Oeste, recebeu menção honrosa, na última semana, durante o 32º Congresso Brasileiro de Microbiologia. As autoras são a professora Tahis Regina Baú e a pedagoga Jacinta Luiza Rizzi Marcom.

O trabalho relatou uma experiência de ensino realizada com estudantes do curso técnico Integrado em Alimentos, na unidade curricular de Microbiologia geral, em maio de 2023. As servidoras realizaram uma adaptação no jogo de ludo tradicional e, utilizando o tabuleiro do ludo, criaram um jogo de perguntas em que o estudante poderia avançar se respondesse corretamente. 

“A utilização de jogos como estratégia de ensino tem ganhado destaque nas práticas educacionais contemporâneas, uma vez que a exploração e a construção do conhecimento, aumenta a motivação e a dinamicidade das aulas. O objetivo desse estudo foi explorar essa proposta pedagógica, reconhecendo o potencial lúdico e interativo dos jogos para engajar os alunos e promover um ambiente de aprendizagem dinâmica”, relatam Tahis e Jacinta.

O trabalho foi apresentado na forma de pôster no evento, que ocorreu em Foz do Iguaçu (PR), entre 18 a 22 de outubro de 2023. O congresso é promovido pela Sociedade Brasileira de Microbiologia e ocorre a cada dois anos. Nesta edição, reuniu mais de 1,4 mil microbiologias de diversas áreas, promovendo interação e aproximação entre os microbiologistas brasileiros.

“É muito gratificante receber este reconhecimento em um evento tão importante da microbiologia. Sem dúvida, isto nos estimula a continuar buscando estratégias para tornar o ensino da microbiologia mais atrativo e engajar ainda mais os estudantes”, relata a professora Tahis, que apresentou o pôster durante o evento.

Saiba mais sobre o Ludo Microbiológico

Por meio do jogo “Ludo Microbiológico”, os alunos tiveram a oportunidade de explorar conceitos, solucionar problemas e tomar decisões de forma ativa e participativa. Esse jogo utilizou o tabuleiro tradicional do ludo e apresentou 40 cartas com questões envolvendo os tipos de microrganismos em alimentos, os fatores químicos e físicos essenciais para o crescimento microbiano e noções básicas do laboratório de microbiologia. 

A experiência foi conduzida com a participação de 26 alunos matriculados no técnico integrado em Alimentos e, após análises com os próprios estudantes, as autoras evidenciaram, entre outros benefícios, que o jogo foi uma estratégia metodológica altamente eficiente, fomentando a colaboração e a interação entre os alunos; que os os jogos didáticos são ferramentas que podem influenciar no desenvolvimento de competências cognitivas; e que os jogos também fornecem uma atmosfera estimulante, tornando o aprendizado mais prazeroso.
 

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