Câmpus Xanxerê apresenta 11 projetos e participa de duas competições

SEPEI Data de Publicação: 01 ago 2019 17:49 Data de Atualização: 01 ago 2019 18:04

Os alunos e servidores do Câmpus Xanxerê participa do Sepei 2019 com 11 projetos de áreas diversificadas, como Alimentos e Mecânica, e ainda concorre em duas competições: o Festival de Bandas e o Desafio de Ideias Inovadoras.

Os alunos dos Ensino médio Técnicos Integrados em Informática e Mecânica, Laura Lemke, Gabriel Fragoso, Bruno Makoski e Eloísa Cerezolli uniram-se para formar a banda Chlorine e já se inscreveram para participar do 1º Festival de Bandas. “Foi criada esse ano com grande influência do IFSC, pois foi ali que nos conhecemos e decidimos juntar nossas habilidades”, conta Laura.

Para o Festival de Bandas, os estudantes levam músicas de rock e pop rock. “Estamos indo ao evento para ter novas experiências com música e com a intenção de aprender mais com as outras bandas também”, afirma Laura.

O aluno Romulo Silva Kunzler, do curso de Engenharia Mecânica, integra a equipe “Pynay”, que concorre à final do Desafio IFSC de Ideias Inovadoras. A ideia deles e dos demais integrantes, do Câmpus São Lourenço do Oeste e Chapecó, pretende otimizar e simplificar a entrega de lanches do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), nas escolas brasileiras.

“O número de instituições que aderiram ao programa cresceu e, consequentemente, a demanda referente a sua operacionalização também. Muitas instituições aderiram ao programa e tem encontrado desafios para sua operacionalização", explica o mentor do grupo “Pynay”, professor de informática do Câmpus São Lourenço do Oeste, Daniel Fernando Carossi.

Outros dois projetos que estão no Sepei 2019 são de competidores internacionais. Um deles é do grupo de professores e alunos que venceu a competição internacional Garatéa-ISS e teve um experimento enviado ao espaço. E o segundo foi apresentado por um grupo somente de alunas que vai aos Estados Unidos ainda neste mês par apresentar no Technovation Challenge um aplicativo para combater o suicídio.

Projetos do Câmpus Xanxerê:

Forma de apresentação: Pôster

- Liberdade de expressão ou discurso de ódio: tolerar os intolerantes?
Morgana Rodrigues, Anna Beatriz Brandelero Giacomini, Rodolfo Denk Neto

- Estudo do processo de soldagem ponto por fricção e mistura mecânica (FSSW) em ligas de alumínio (Daniel Baraldi, André Friedrich, Carlos Alfredo Gracioli Aita, Marcelo Toso)

- Projeto playground seguro: reforma de parquinhos de centros municipais de educação infantil de Xanxerê (Eduarda Regina Rissi, Ana Jaqueline Medeiros Paz)

- Elaboração de salame com adição de pinhão (araucaria angustifolia)
Gabriel Sampaio, Kauana Julia Martini, Milene Marquezi, Luciana Senter, Manoela Alano Vieira, Graciele De Oliveira Kuhn

- Prototipagem rápida aplicada a tecnologia assistiva
Eloar Froboese Da Silva, Lucas Menin Da Silva, Vinicius Gonçalves Deon, Marcelo André Toso

- Produção de cartoneras memórias severinas: uma pratica interdisciplinar de letramento
Jessica Soccol De Lara, Sabrine Weber

- Pesquisa e desenvolvimento de um aplicativo móvel para a prevenção do suicídio
Jhuly Kefny Da Silva Carvalho, Emanuela Martins Maraskin, Anna Carolina Ferronato Da Silva, Ana Julia Giacomeli, Clara Noemi Pithon Da Silva, Alex Ricardo Weber

Forma de apresentação: Apresentação Oral

- Capilaridade versus gravidade do processo de filtração
Isabela Dalmolin Battistella, Renata Eliza Valentini Müller, Ricardo Vinícius Brum Cenci, Roberta Debortoli Moreira, Andreia Medianeira Pedrolo Weber Da Silva, Victor Hugo Felipe Bernardes, Daniel Ecco

- Desenvolvimento de um aplicativo móvel (app) para contratação de serviços de máquinas agrícolas (Samuel Cassanelli Saibro, Ricardo Zanchett, Alex Ricardo Weber, Rafael Soccol, Vinício Morás)

- Essência, historia e mecânica do jiu-jitsu (Josue Porto Fornari, Jairo Gonçalves Carlos, Guilherme Babo Sedlacek, João Vitor Pruinelli, Adalri Sabadin, Luiza Santos Lima, Samuel Scheleski)

- Projeto e construção de uma máquina de ensaio de fadiga (João Pedro Muller, Jhou Maik Trevisan Trampusch, Marcelo André Toso, Carlos Alfredo Gracioli Aita, Julio Cezar Barcellos Da Silva, Vinicius Gonçalves Deon)

SEPEI NEWS