Câmpus Xanxerê: e-book reúne 48 trabalhos da VI Mostra Científica

SNCT Data de Publicação: 06 dez 2023 11:08 Data de Atualização: 07 dez 2023 09:21

Trabalhos apresentados na VI Mostra Científica do Câmpus Xanxerê, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), renderam a publicação de um e-book. O livro reúne 48 artigos das áreas de ensino, pesquisa e extensão, escritos por estudantes e professores do IFSC e da Escola de Educação Básica Romildo Czepanhik.

Entre os anais do livro está o “Consumo de alimentos industrializados: um dilema no ambiente escolar”, assinado pelos estudantes do ensino médio da EEB Romildo Czpanhik, Brenda Luyza Caovilla Nora e Maria Eduarda Gabriel, e orientado pelo professor de História Mateus Felipe Socha. O objetivo foi o de compreender quais motivos levam os jovens à preferência por alimentos industrializados ao invés de uma dieta baseada em alimentos in natura, analisando os padrões de consumo dos estudantes da escola em que estudam. 

Outro trabalho presente nos anais é dos estudantes Guilherme Gandolfi De Mellos e Kauã Felipe da Silva, do técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio do IFSC, e orientado pelo professor de Filosofia Rodolfo Denk Neto. Intitulado “Kaingang: um estudo sobre armamentos e alimentação”, o artigo apresenta informações sobre o passado, as técnicas e as tecnologias na área da alimentação do povo indígena kaingang.

Por meio das pesquisas, os estudantes mostram no trabalho como eram e quais eram as fontes de alimentação deste povo, quais eram as ferramentas e armas utilizadas, como eram feitas e quais as diferenças das produzidas entre os povos kaingangs dos três estados sul e de São Paulo. O objetivo foi o de possibilitar que sejam elaborados materiais didáticos e réplicas de algumas ferramentas, para que possam ser utilizados em sala de aula como meio de aprendizagem desta cultura.

O organizador da Mostra Científica e do e-book foi o professor do Câmpus Xanxerê do IFSC, Antonio Luiz Gubert, e o organizador da SNCT foi o professor também do IFSC, Victor Bernardes.

Acesse o e-book completo “VI Mostra Científica do Câmpus Xanxerê”.

Saiba mais

A VI Mostra Científica do Câmpus Xanxerê ocorre anualmente, dentro da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Ela foi financiada com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com o objetivo de popularizar a ciência na cidade e região.

 

ENSINO EXTENSÃO PESQUISA SNCT CÂMPUS XANXERÊ