Candidatos fazem prova para o Ensino Médio Técnico

ESTUDE NO IFSC Data de Publicação: 07 mai 2023 15:59 Data de Atualização: 30 jul 2023 22:37

Nesta tarde de domingo (7), candidatos fazem a prova de classificação para o Ensino Médio Técnico do IFSC em seis câmpus: Florianópolis - Centro, São José, Itajaí, Jaraguá do Sul - Centro, São José e Joinville.

A prova começou às 14h e os candidatos têm até as 17h para responder 20 questões (10 de Matemática e 10 de Língua Portuguesa). O gabarito oficial será divulgado por volta das 21h.

O índice geral de abstenção foi de 22,1% em todos os câmpus: de 1.551 inscritos, 342 não compareceram ao local de prova. A maior abstenção foi em Itajaí, com 54,2%, seguido de Joinville, com 31%; Chapecó 23,6%; São José 21,21%; e Florianópolis - Centro 18,8%. A menor abstenção foi registrada no Câmpus Jaraguá do Sul - Centro, com 17,2%.

Expectativa para a prova

No Câmpus Florianópolis - Centro, os gêmeos João Pedro e Gustavo Vasconcelos de Castro, de 15 anos, chegaram para a prova bem preparados. “Estou uma nuvem de calmo. Esperamos gabaritar”, destacou Gustavo, que concorre a uma vaga para o curso técnico integrado em Química, o curso mais concorrido, com 7,5 candidatos por vaga. João Pedro, que disputa uma vaga para o curso de Eletrotécnica, explica que ele e o irmão estudaram os conteúdos na escola e também por meio de videoaulas e provas anteriores. A mãe, Isabel, estava mais preocupada na entrada do câmpus, mas confiante: “eles estudaram bastante em casa nos últimos meses”, conta.

Os amigos Maria Geovana França, Laura Dameratt de Souza e Felipe Silva Ramos, todos com 15 anos, estudam na mesma escola e se prepararam para ingressar no curso técnico em Saneamento. Eles contam que escolheram o IFSC pela qualidade do ensino médio e também pelo curso técnico. Encontraram-se em frente ao câmpus para conversar antes de entrar para a prova e estavam confiantes na aprovação.

No Câmpus Joinville, os amigos Bruno Thiago Andrade e Willian Guilherme Calsavara, 15 anos, já estudam no IFSC. São alunos do curso técnico concomitante em Eletroeletrônica e, agora, tentam ingressar no técnico integrado. Estudantes do ensino médio em escolas do bairro Paranaguamirim na parte da manhã, os dois precisam pegar o ônibus às 17h para chegar em tempo no Câmpus Joinville, para as aulas do concomitante no período noturno.  “Fazendo Eletroeletrônica no técnico integrado vai ficar bem mais tranquilo”, garantem os amigos, que estão “amando” o curso, especialmente as práticas das aulas de circuitos.

ESTUDE NO IFSC