Comitê Técnico Científico da Política de Segurança Sanitária para Covid-19 do IFSC divulga nota à comunidade acadêmica

NOTA OFICIAL Data de Publicação: 24 nov 2023 11:56 Data de Atualização: 01 dez 2023 19:03

Em novembro deste ano, o Comitê Técnico Científico da Política de Segurança Sanitária para Covid-19 do IFSC elaborou uma nota sobre o monitoramento de casos da doença em Santa Catarina. Segue a íntegra do texto abaixo:

“Temos vivido dias mais tranquilos em relação aos efeitos do coronavírus, mas, vez por outra, ouvimos falar de colegas que foram infectados e estão com Covid-19. Assim, nos perguntamos: será que o número de casos está aumentando? 

De fato, tivemos aumento do número de casos em Santa Catarina de outubro para cá, principalmente na região Nordeste do Estado. O monitoramento realizado pelo governo indica que a Grande Florianópolis apresenta 51 casos por 100.000 habitantes. Nas demais regiões, os números também estão em torno de 50 casos, com exceção de Joinville e Xanxerê, que apresentam 104 e 106 casos por 100.000 habitantes, respectivamente. 

A Política de Segurança Sanitária para Covid-19  continua sendo o documento orientador das práticas de monitoramento e alerta no IFSC. Se o número de casos no município atingir 150 por 100.000 habitantes, será recomendado o uso de máscaras em ambientes fechados. Por enquanto, ainda estamos dentro de limites de risco e mantendo o monitoramento. 

O que isso significa? Embora a pandemia esteja controlada, ainda não acabou. Precisamos manter cuidados como:

  • lavar as mãos com frequência, 
  • preferir ambientes ventilados e sem aglomerações,
  • manter a carteira de vacinação em dia, 
  • usar máscara se estiver com sintomas gripais e 
  • em caso de aparecimento de sintomas ou suspeita de ter tido contato com alguém diagnosticado com Covid-19, procurar atendimento junto aos órgãos de saúde. 

Vamos continuar nos cuidando e assim proteger a todos.”

 

Comitê Técnico Científico da Política de Segurança Sanitária para Covid-19 do IFSC

NOTA OFICIAL