Conheça a servidora: Pricila Santos da Silva

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 26 abr 2023 15:52 Data de Atualização: 26 abr 2023 15:58

O Informativo do Câmpus São Lourenço do Oeste apresenta, neste mês, a servidora Pricila Santos da Silva. Conheça um pouco mais sobre a servidora na entrevista abaixo.

Há quanto tempo trabalha no IFSC câmpus SLO? E em qual área/setor atua?

Pricila Santos da Silva - Eu estou trabalhando no IFSC faz 2 meses na área de produção vegetal voltada para o curso técnico em Agronegócio e para o curso de Formação Continuada em Gestão e Produção Agropecuária em Propriedades Rurais Familiares.

Qual sua formação acadêmica?

Pricila Santos da Silva - Eu sou técnica em agropecuária formada pelo IFSUL (2006), graduada em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (2014), mestrado em Fruticultura de Clima Temperado pela Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (2017), doutorado em Produção Vegetal pela Universidade do Estado de Santa Catarina, com estágio de doutorado sanduíche pela Cornell University (2019), e especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo IFES/IFSC (2023).

Com quais temas você mais se identifica no desenvolvimento de pesquisas/estudos ou experimentos?

Pricila Santos da Silva - Os temas com os quais eu mais me identifico estão voltados para a área de fruticultura de clima temperado, principalmente com a cultura da macieira, com o melhoramento genético de porta-enxertos, sistemas de condução e poda mecanizada. Além de espécies de hortaliças implantadas em SPDH (Sistema de Plantio Direto de Hortaliças) e também para as espécies cultivadas em sistema hidropônico. Para as plantas consideradas como grandes culturas (milho, soja, feijão), me identifico com o manejo integrado de pragas, doenças e plantas daninhas, sendo estes compostos por diferentes estratégias para auxiliar o produtor no melhor manejo para obtenção de elevadas produtividades.

Quais projetos está desenvolvendo atualmente ou pretende desenvolver no Câmpus?

Pricila Santos da Silva - Eu estou tendo o privilégio e o desafio de participar do projeto de extensão com Hortas comunitárias na ONG Entre amigos e crianças e no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). Além de estar orientando os projetos integradores de final de curso dos alunos do Técnico em Agronegócio com produção de mudas do capim elefante BRS Capiaçu, cultivo de alface hidropônica com luz artificial em pequenos espaços e viabilidade econômica de implantação de vinhedos.

Indique um filme ou livro da sua área de atuação, ou que você considere interessante.

Pricila Santos da Silva - Na minha área de atuação e nas subáreas de afinidade tenho alguns livros de grande relevância para indicar como o Manual de Adubação e Calagem, Fruticultura fundamentos e práticas, A cultura da videira: vitivinicultura de altitude, Manual prático de hidroponia e Rotas para agricultura sustentável.

INSTITUCIONAL CÂMPUS SÃO LOURENÇO DO OESTE