Coperve divulga lista de obras de literatura para o Vestibular Unificado 2025

ESTUDE NO IFSC Data de Publicação: 01 fev 2024 10:27 Data de Atualização: 28 mar 2024 18:31

A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) divulgou a lista das seis obras indicadas no programa da disciplina de Literatura Brasileira do Vestibular Unificado UFSC/IFSC 2025.

Pela primeira vez, um álbum musical faz parte da seleção: “Tropicalia ou Panis et Circensis”, de 1968, que tem 12 músicas compostas e executadas por artistas como Caetano Veloso e Gilberto Gil.

Outra novidade é a volta de uma obra da Editora da UFSC, com o livro de contos “Singradura”, do escritor catarinense Flávio José Cardoso. A obra, composta de 20 contos, traz histórias ambientadas em Florianópolis.

A lista também é integrada pela novela “Solitária”, lançada em 2022 pela escritora Eliana Alves Cruz, e pelo romance “Parque Industrial”, escrito em 1932 por Pagu, pseudônimo da poeta Patrícia Galvão, conhecida como a musa do Modernismo.

O livro de contos “Velho”, de Alê Motta, e o romance “Torto Arado”, escrito por Itamar Vieira Junior e vencedor do prêmio Jabuti de romance literário em 2020, estavam no programa da disciplina no Vestibular Unificado 2024 e foram mantidos.

Além de recomendar o conhecimento integral do conteúdo das obras, a Coperve salienta a importância de o candidato estudar os contextos histórico, social, cultural e estético de cada uma delas. Ao responder as questões relacionadas às obras, o candidato deverá demonstrar  capacidade de análise, interpretação de textos e reconhecimento das características de cada gênero. 

Lista de obras para o Vestibular UFSC/IFSC 2025

“Velhos” (contos)
Autora: Alê Motta
Editora Reformatório

"Tropicalia ou Panis et Circensis"
Autores/intérpretes: Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil, Nara Leão, Os Mutantes, Tom Zé, Capinam, Torquato Neto, Rogério Duprat
Gravadora: Universal Music

“Solitária” (novela)
Autora: Eliana Alves Cruz
Editora: Cia. Das Letras

“Singradura” (contos)
Autor: Flávio José Cardozo
Editora: da UFSC

“Torto Arado” (romance)
Autor: Itamar Vieira Júnior
Editora: Todavia

“Parque Industrial” (romance)
Autora: Pagu
Editora: Cia. Das Letras

 


 

AVISOS ESTUDE NO IFSC