Curso Superior de Tecnologia em Radiologia comemora 20 anos de atividades

EVENTOS Data de Publicação: 27 mar 2023 17:28 Data de Atualização: 31 mar 2023 07:22

Para homenagear alunos e agradecer servidores e colaboradores que fizeram e ainda fazem o curso Superior de Tecnologia em Radiologia, acontece dia 13 de abril, a partir das 15h, no auditório do Câmpus Florianópolis, a comemoração pelos 20 anos do curso

As festividades ocorrerão de forma presencial, dirigidas principalmente a comunidade IFSC, servidores, alunos e egressos do curso, que iniciou suas atividades em 6 de abril de 2003, com sua aula inaugural e registrando ser o primeiro curso público de tecnologia radiológica de Santa Catarina. A primeira turma contou com 20 alunos.

Segundo os organizadores do evento, será um dos maiores encontros na área da tecnologia radiológica em 2023, com jornadas, simpósios, workshop e reunião. A 8ª Jornada Catarinense de Radiações na Medicina (JCRM), dias 14 e 15 de abril, evento tradicional do CST Radiologia, que tem a adesão do Mestrado Profissional em Proteção Radiológica em sua 8ª edição, expande seus horizontes se tornando um evento híbrido. Momento de encontro dos pesquisadores da área, quando podem apresentar as pesquisas que estão em desenvolvimento. O 2º Simpósio de Enfermagem Radiológica, em 14 de abril, retorna como um evento multidisciplinar que realiza a união dos enfermeiros que trabalham nos serviços de radiodiagnóstico e radioterapia com os profissionais das técnicas radiológicas, físicos médicos, médicos e administradores, a fim de discutir a sinergia da equipe em prol do conforto ao paciente e eficácia do setor. O 1º Workshop de Tecnologia Radiológica (WTR) tem como objetivo trazer os avanços tecnológicos das mais diversas modalidades para um momento de "hands on", ou mão na massa. E completados 30 anos do início dos cursos Superiores de Tecnologia em Radiologia, os Coordenadores de curso de todo o Brasil irão se reunir dia 14 para discutir as potencialidades e as dificuldades do passado e as perspectivas e necessidades para o futuro.

“Ao longo destas duas décadas, o curso formou profissionais capacitados e comprometidos com a saúde da população. Nesse período, assistimos ao avanço tecnológico e à evolução da Radiologia, e temos orgulho de saber que fomos parte deste caminho. Ao longo do curso, ensinamos sobre as técnicas de imagem, a importância da precisão e da ética na área, e desenvolvemos habilidades nos alunos para que aplicassem esses conhecimentos na prática. Este é um momento de celebração, mas também de reflexão. Nós, como professores, e os tecnólogos, somos os responsáveis pela evolução da Radiologia e porta-vozes da nossa área para continuar a levar a mensagem da importância da Radiologia para a sociedade. Não podemos esquecer o papel fundamental que os tecnólogos em radiologia desempenham na identificação precoce de doenças, na condução de tratamentos e na promoção da saúde”, ressalta o coordenador do curso, professor Flávio Augusto Soares, presidente da Comissão de Organização. E finaliza: “agradecemos a todos os servidores do IFSC, professores e técnicos administrativos, que contribuíram para a formação dos alunos e ao sucesso deste curso. Juntos, somos uma grande família e precisamos continuar a unir forças para garantir o melhor futuro para a Radiologia”.
 

EVENTOS CÂMPUS FLORIANÓPOLIS