Cursos da área de Mecânica unem-se para levar conhecimento aos estudantes

SNCT Data de Publicação: 01 nov 2023 12:13 Data de Atualização: 01 nov 2023 12:17

Os cursos da área de Mecânica, do Câmpus Chapecó do IFSC, promoveram uma série de atividades de forma conjunta durante a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Foram realizadas apresentações, palestras e visita técnica sobre temas relacionados com as áreas dos cursos envolvidos, nos dias 23, 24 e 25 de outubro. 

A ação uniu estudantes e servidores do técnico Integrado em Eletromecânica (Proeja), do técnico em Mecânica (Subsequente) e de Tecnologia em Fabricação Mecânica (superior). As atividades iniciaram com a apresentação de dois projetos de pesquisa desenvolvidos no câmpus. O primeiro deles, apresentado pelo estudante Eduardo Turcatto, tratou sobre o projeto e fabricação de um sistema mecânico para estudo de vibração.

Em seguida, os estudantes Lucas Luan Reichert e Gabriel Henrique Slomski Vacarin falaram sobre a importância do desenvolvimento de equipamentos de ensaios acelerados para testes em materiais implantáveis. “Essas apresentações foram uma oportunidade dos estudantes conhecerem o desenvolvimento de projetos de pesquisa e também dos assuntos relacionados a estes temas”, relata o professor Saimon Vendrame.

Ainda no mesmo dia, o diretor e proprietário da empresa Armax, Luís Augusto Camargo Cappua, conversou com os estudantes sobre “Como economizar ar comprimido em sua fábrica”, apresentando informações técnicas sobre assuntos relacionados a utilização de ar comprimido, como por exemplo os equipamentos e instalações que melhoram a eficiência nas indústrias, tendências tecnológicas do segmento e ainda o perfil profissional desejável de técnicos para atuar na área.

Palestras e visitas

No dia 24 de outubro foram realizadas duas atividades distintas. Os estudantes do curso técnico integrado em Eletromecânica realizam a visita técnica à empresa Mag Máquinas, onde foram recebidos por um dos proprietários, Antonio Miosso. “A visita foi uma boa oportunidade para os alunos terem contato com o mercado onde atuarão, além de poderem conhecer diversos equipamentos para a indústria frigorífica desenvolvidos pela empresa”, relata Vendrame.

E os estudantes dos cursos técnico em Mecânica e Tecnologia em Fabricação Mecânica participaram da palestra “Características gerais dos processos de soldagem e suas tecnologias”, promovida por Ricardo Luiz Pit, representante da empresa Sumig, e pelos técnicos André Queiros e Tiago Adílio Serpa. Eles abordaram os diferentes tipos de processos de soldagem, bem como características dos insumos e equipamentos utilizados em cada um destes. Também foram trazidos relatos sobre vivências no dia a dia do profissional na área de soldagem.

No dia 25 de outubro foi promovida a palestra “Corte térmico e suas tecnologias aplicadas”, pelo diretor e proprietário da empresa Fortes Machines, Cristiano Fortes, que trouxe informações e atualizações sobre as tecnologias de fabricação por diferentes cortes térmicos, em especial o corte a laser. Foi destacado os processos adequados para cortar cada tipo de material e também como aumentar a performance do processo de corte.
 

 

ENSINO SNCT CÂMPUS CHAPECÓ