Delegação do Câmpus Urupema pronta para o JIFSC 2023

JIFSC Data de Publicação: 30 nov 2023 12:11 Data de Atualização: 30 nov 2023 12:17

O Câmpus Urupema do IFSC está de malas prontas para a 10ª edição dos Jogos do Instituto Federal de Santa Catarina (JIFSC), que será realizada em Itajaí nos dias 2 e 3 de dezembro. O Câmpus participa do torneio para os cursos gerais, ou seja, todos aqueles que não o curso técnico integrado ao Ensino Médio. Pode participar o estudante regularmente matriculado em curso de qualificação profissional, técnico concomitante, técnico subsequente, graduação, especialização, mestrado ou PROEJA, no período de realização do evento.

A delegação do câmpus irá para os jogos com 20 alunos atletas nas modalidades xadrez, masculino e feminino; tênis de mesa, masculino e feminino; e futsal masculino e feminino. Para o tênis de mesa e o futsal houve seletiva no câmpus para escolher os participantes no torneio. O JIFSC volta a ser realizado após o período de pandemia da Covid-19. A articulação da delegação do Câmpus Urupema foi feita pelo professor de informática Eder Daniel Corvalão. 

"Participar de jogos é uma grande oportunidade de conhecer outros lugares, fazer amizades, praticar cooperação com os colegas de equipe. Na minha época de estudante na ETF-SC (Escola Técnica Federal, antigo nome dos IFs) fui aos jogos brasileiros em Goiânia e esta experiência foi muito proveitosa para mim", conta o professor. Ele avalia como uma boa chance de representar o câmpus e, quem sabe, conquistar uma medalha. "Aqui em Urupema somos um câmpus pequeno, mas os alunos estão animados e dispostos a fazer o melhor possível nestes jogos em Itajaí", completa.

A Expectativa é compartilhada com os estudantes. Adriano da Silva Trindade é aluno do curso Proeja em Auxiliar de Cozinha e estará em Itajaí na disputa do futsal e do tênis de mesa. "A expectativa está grande, vai ser a primeira vez que nosso grupo vai participar dos jogos. Estamos ansiosos para participar desse grandioso evento", comenta o aluno. Ele é mais um que reforça o papel do JIFSC como agente agregador no processo de ensino-aprendizagem. "Acredito que sim, isso faz com que os alunos criem mais expectativa sobre os estudos, tenham mais interesse em estudar. Tenho certeza que isso ajuda muito na moral dos alunos nos estudos", completa.

Quando a bola rolar (ou subir na mesa) o espírito esportivo estará em alta, assim como a competitividade, e para isso os alunos/atletas estão prontos para ir em busca de uma medalha. "Sim, estamos treinando para esse evento. Nossa expectativa é trazer uma medalha, tanto no futsal quanto no tênis de mesa. Estamos com grande intenção sobre isso, é claro que sempre respeitando as equipes adversárias", complementa o aluno.

Sobre o JIFSC

Os Jogos do Instituto Federal de Santa Catarina (JIFSC) chegam em 2023 a sua 10ª edição. A etapa integrados foi realizada entre 2 e 4 de agosto, em Blumenau, com a participação de estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. No total, 16 câmpus participam do JIFSC para os cursos desde suas etapas regionais. Já a etapa gerais será realizada em 2 e 3 de dezembro, em Itajaí, com a participação de estudantes dos cursos de qualificação profissional, técnicos concomitantes e subsequentes, graduação, pós-graduação e Proeja.


 

JIFSC CÂMPUS URUPEMA