Documentário retrata a história dos Institutos Federais

GOVERNO FEDERAL Data de Publicação: 19 dez 2023 17:25 Data de Atualização: 19 dez 2023 17:28

O Ministério da Educação (MEC) publicou o documentário do projeto multimídia “Institutos Federais, a cara do Brasil” nas plataformas oficiais do Ministério e está transmitindo o vídeo no Canal Educação. A campanha — lançada em dezembro de 2023, mês de comemoração da lei de criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) — integra a exposição fotográfica e o documentário sobre a realidade de 15 personagens que tiveram suas vidas transformadas pela Educação Profissional e Tecnológica (EPT). 

O projeto conta a história por meio de personagens reais, representados por estudantes, professores e técnicos administrativos em Educação das instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. “Institutos Federais, a cara do Brasil” foi realizado pelo MEC em parceria com o Instituto Federal de Brasília (IFB), percorrendo as cinco regiões brasileiras para contar como as trajetórias de cada personagem dialogam com o papel desenvolvido pelos IFs. 

História

A história das instituições que compõem a Rede Federal começou em 1909, com a criação de 19 Escolas de Aprendizes e Artífices. Ao longo do tempo, essa rede evoluiu e se transformou, de modo que, com a Lei n. 11.892, de 29 de dezembro de 2008, foram criados 38 Institutos Federais. Tais instituições, presentes em todas as unidades da Federação, oferecem, mediante o ensino, a pesquisa e a extensão, uma formação humana integral a seus estudantes. 

Lançamento

O projeto multimídia foi lançado no dia 4 de dezembro, em solenidade de comemoração realizada no Museu Nacional da República, em Brasília (DF). Nessa data também foi aberta a exposição fotográfica, que ficará em cartaz no Museu para visitação gratuita até o dia 28 de janeiro. 

Institutos Federais

Presentes em todo o País, já somam mais de 1 milhão de estudantes. São especializados na oferta de EPT, com diferentes tipos de cursos técnicos, cursos superiores de tecnologia e cursos de qualificação profissional, além de licenciaturas, bacharelados e pós-graduações stricto sensu. Os IFs se destacam também pelo desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas, por meio de pesquisas aplicadas e ações de extensão junto à comunidade que visam ao avanço econômico, social, local e regional. 


 

GOVERNO FEDERAL