Dois projetos do Câmpus SMO conquistam premiações no FIciências

EVENTOS Data de Publicação: 27 out 2023 11:04 Data de Atualização: 13 nov 2023 13:22

Dois projetos do Câmpus São Miguel do Oeste do IFSC destacaram-se na Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (FIciências). Eles foram apresentados na última semana, em Foz do Iguaçu, no Paraná, por estudantes dos cursos técnicos em Alimentos e Eletromecânica integrados ao ensino médio. 

O projeto “Bioprospecção de leveduras killer da microbiota de alimentos do oeste catarinense” recebeu o primeiro lugar na categoria Ciências Biológicas. O projeto tem sido desenvolvido há dois anos, já foi destaque em outras competições, e consiste no isolamento de leveduras (tipos de fungos) encontrados em alimentos como queijo, salame e vinagre, além de outros como frutas, folhas e mel. “Esses micro-organismos foram testados contra um fungo que causa meningite e investigadas algumas propriedades biotecnológicas como a produção de enzimas e pigmentos que podem ser aplicadas na indústria”, explica a coordenadora do projeto, professora Luciana Senter.
 
Já o projeto “Secador de levedo”, também do Câmpus São Miguel do Oeste, foi premiado em terceiro lugar na categoria Desenvolvimento sustentável - perspectiva econômica, e recebeu também o terceiro lugar geral na área de Engenharias. Ele consiste em atender uma demanda ambiental da indústria cervejeira, no desenvolvimento de um protótipo para retirar a umidade do levedo (um resíduo da fermentação da cerveja e que pode ser utilizado como suplemento na alimentação animal, entre outras aplicações). 

“Como os equipamentos existentes têm valores agregados altíssimos, torna-se inviável a aquisição por parte de pequenas indústrias, sendo que este resíduo acaba sendo geralmente descartado em aterro”, explica a professora Luciana, uma das coordenadoras do projeto. A equipe, então, aprimorou a ideia inicial de outro projeto integrador desenvolvido em 2022, com nova técnica de secagem por leito de jorro, além do layout e programação em Arduino para controle de umidade, pressão e temperatura. “O projeto ainda se encontra em fase de testes e espera-se que em breve esteja disponível para uso, contribuindo assim para a minimização do impacto ambiental da indústria cervejeira”, afirma Luciana.

“Parece que vivemos um mês em uma semana, foi uma experiência muito rica, interdisciplinar e cultural. Conhecemos projetos em áreas que não tínhamos tido contato até agora. Foi um momento para fazer muitos contatos. E, claro, ficamos muito satisfeitas em receber o primeiro lugar num projeto que estamos trabalhando há dois anos. É gratificante e recompensador poder levar esse prêmio também para todas as pessoas e para nossa orientadora, de quem tivemos muito apoio para realizar e aprimorar o projeto”, conta a estudante Izabela Mustifaga, do técnico em Alimentos integrado ao ensino médio. 

A orientadora Luciana frisa que participar da feira e ter projetos premiados é um estímulo aos estudantes que participaram do evento e para tantos outros que ainda não fazem parte de projetos de pesquisa e extensão a participarem também. “Como pesquisadora é gratificante e estimulante receber essas premiações, especialmente quando vivemos em um meio em que a pesquisa tem passado por tantas dificuldades para serem desenvolvidas, especialmente no âmbito econômico”, finaliza.

Premiações para o IFSC:

Categoria - Ciências Biológicas:
1° lugar: Bioprospecção de leveduras killer da microbiota de alimentos do oeste catarinense
Alunas: Ana Júlia Giacomelli, Izabella Mustifaga, Priscila Amanda Zancanaro e Stella Rauber
Professora: Luciana Senter
Câmpus São Miguel do Oeste do IFSC

Categoria - Engenharias:
3° lugar: Secador de Levedo
Alunos: Guilherme Morandin, Igor Hilgert e Julia Reginatto, Dionimar Borges e Sávio Scholtze
Professores: Luciana Senter e Jean Monteiro de Pinho
Câmpus São Miguel do Oeste do IFSC

Categoria – Perspectiva Econômica:
3° lugar: Secador de Levedo
Alunos: Guilherme Morandin, Igor Hilgert e Julia Reginatto, Dionimar Borges e Sávio Scholtze
Professores: Luciana Senter e Jean Monteiro de Pinho
Câmpus São Miguel do Oeste do IFSC

Conheça todos os premiados

Saiba mais

Estudantes do Câmpus Chapecó e do Câmpus São Miguel do Oeste apresentaram seis projetos no evento. Até o ano passado, apenas trabalhos do Paraná podiam ser inscritos no evento. A partir deste ano, escolas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul também puderam participar. E, além do Brasil, o evento contou também com participantes do Paraguai e da Argentina. Os projetos foram inscritos e avaliados nas seguintes áreas: Ciências Biológicas/Sociais Aplicadas; Ciências Exatas e da Terra/Agrárias; Ciências Humanas/Saúde e Engenharia. 

A FIciências é um espaço para estudantes apresentarem ideias criativas e inovadoras, contribuir com o conhecimento e a evolução no mundo das ciências. Visa promover a cultura científica, disseminar o método científico e a experimentação como ferramentas do conhecimento, estimular e incentivar os talentos em todas as áreas do conhecimento e premiar os melhores trabalhos de pesquisas. Também é um local de integração e troca de experiências, aproximando estudantes e professores de Ensino Fundamental, Médio e Universitário.

Todos os projetos do IFSC apresentados:

"Mapa virtual acessível por meio de realidade aumentada" - IFSC Câmpus Chapecó - área de Ciências Exatas e da Terra

"Rádio C: cultura, ciência e comunicação" - IFSC Câmpus Chapecó - área de Ciências Humanas

"Bioprospecção de leveduras killer da microbiota de alimentos do oeste catarinense" - IFSC Câmpus São Miguel do Oeste - área de Ciências Biológicas

"Avaliação de compostos orgânicos originados da compostagem convencional e gongocompostagem na produção de mudas de alface" - IFSC Câmpus São Miguel do Oeste - área de Ciências Biológicas

"Secador de levedo" - IFSC Câmpus São Miguel do Oeste - área de Engenharias

"App Oeste Orgânicos: Aplicativo voltado para Comercialização de produtos orgânicos dos pequenos e médios produtos da Região Oeste de Santa Catarina" - IFSC Câmpus Chapecó - área de Ciências Exatas e da Terra


 

EVENTOS CÂMPUS SÃO MIGUEL DO OESTE