Educação ambiental infantil é foco de projeto de extensão em Jaraguá do Sul

CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-RAU Data de Publicação: 25 nov 2022 14:43 Data de Atualização: 25 nov 2022 14:51

O som dos pássaros, o cheiro da terra, a visão dos insetos trabalhando e a brisa que passa entre as árvores. Essas são algumas das sensações que crianças de oito anos da escola estadual Julius Karsten vivenciaram na última sexta-feira (18), quando visitaram a Eco Trilha Mata Atlântica do Câmpus Jaraguá do Sul-Rau e tiveram, na prática, uma aula sobre o funcionamento da natureza e a importância da sua preservação.

Coordenado pela professora Thaís Collet, o projeto de extensão tem o objetivo de desenvolver a conscientização ambiental em crianças por meio do contato com a natureza e da realização de atividades lúdicas. “Durante a visita, as crianças têm a oportunidade de observar e vivenciar os processos que ocorrem na natureza, como a polinização das plantas, a formação da chuva e a ciclagem dos nutrientes. As observações no interior da mata permitem que elas reflitam sobre a constante renovação da matéria e o fato de não haver desperdício de recursos no meio natural”, explica a docente.

Cerca de 30 crianças participaram da visita realizada na sexta-feira à Eco Trilha no Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, todas pertencentes à turma de 2o ano do ensino fundamental da escola estadual.

Para interagir com a mata, as crianças recebem no início da visita uma lupa e uma espátula de jardinagem. Com essas ferramentas elas observam, escavam para olhar embaixo da terra e tornam-se exploradoras do meio ambiente. “Elas percebem, por exemplo, que o solo é resultado de uma mistura de elementos e que ali existe uma microfauna que acelera a decomposição dos resíduos na mata”, aponta Thaís.

O projeto tem caráter multidisciplinar e conta com a participação de diversas áreas do câmpus, como Biologia, Mecânica, Elétrica, Matemática, Português. Porém, a interação com as crianças ocorre por meio de atividades lúdicas e contação de histórias, fazendo com que as crianças se interessem pelos temas abordados e que a linguagem utilizada seja adequada à idade do grupo de visitantes.

Continuidade

Além da visita realizada no dia 18 de novembro, outras duas visitas de turmas de escolas públicas de Jaraguá do Sul serão realizadas ainda neste ano. Segundo a coordenadora do projeto, o trabalho deve continuar também em 2023, inclusive com uma parceria para receber os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município.

Eco Trilha

A Eco Trilha Mata Atlântica está localizada em área de aproximadamente 5 mil metros quadrados de vegetação preservada dentro do terreno do Câmpus Jaraguá do Sul-Rau. Entregue à comunidade neste ano, a trilha ecológica é autoguiada, sinalizada e destinada a atividades relacionadas à educação ambiental.

A visitação é aberta a grupos de estudantes do IFSC, de outras instituições de ensino e à comunidade de Jaraguá do Sul e região. O espaço também é utilizado para atividades de ensino e para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão.

A criação da trilha e a sua adequação para receber visitantes é resultado do trabalho iniciado há cerca de uma década pelo professor Mário Cesar Sedrez e atualmente conduzido pelo docente Anderson José Antonietti.

As visitas à Eco Trilha Mata Atlântica necessitam de agendamento e podem ser organizadas e-mail ecotrilha.rau@ifsc.edu.br.

CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-RAU EXTENSÃO NEWS