Egresso de Engenharia Elétrica passa em concurso da Petrobras

ESTUDE NO IFSC Data de Publicação: 08 mar 2024 11:14 Data de Atualização: 08 mar 2024 14:18

Aos 31 anos, Yuri Roberto Ferreira está prestes a levar o nome do IFSC para o Rio de Janeiro. Formado em Engenharia Elétrica pelo Câmpus Jaraguá do Sul-Rau em 2021, o egresso foi aprovado no concurso da Petrobras e, no final deste mês, embarcará para a capital fluminense para realizar o curso de formação inicial na nova empresa, na qual atuará como Engenheiro de Equipamentos Elétricos – cargo para  qual foi aprovado. Além de engenheiro, Yuri também é técnico em Eletrotécnica formado pelo IFSC de Jaraguá do Sul em 2013.

Na Petrobras, o engenheiro eletricista egresso do IFSC do Rau atuará com desenvolvimento, manutenção e inspeção de equipamentos, instalações, navios, embarcações ou estruturas flutuantes. Também poderá fiscalizar técnica e administrativamente contratos de bens e serviços ligados à área. “Neste caso, há a possibilidade de trabalhar embarcado em navios ou plataformas de extração de petróleo. Por isso estou muito empolgado com este novo trabalho”, comemora.

A nova empresa, porém, surgiu inicialmente no horizonte de Yuri como uma possibilidade de atuação profissional. “Os professores sempre apresentavam as possibilidades do mercado de trabalho. Quando fiquei sabendo sobre a Petrobras, pesquisei e gostei de descobrir que lá poderia trabalhar de fato como engenheiro, propondo e desenvolvendo soluções para problemas práticos, o que é algo que eu gosto muito de fazer”, conta.

A trajetória como estudante no IFSC foi repleta de aprendizados e oportunidades. Além das formações técnica e superior, Yuri aproveitou a vida acadêmica para incrementar seu currículo: participou de projetos de pesquisa, apresentou artigos científicos em eventos como Sepei e SICT-Sul – neste último sua equipe de pesquisa recebeu o prêmio de melhor artigo na categoria das Engenharias –, estagiou durante a graduação e teve até a coorientação de um professor da Alemanha em seu trabalho de conclusão de curso (TCC) – defendido de maneira online e em inglês, durante a pandemia de Covid-19. Um ano após a formatura, ingressou – e ainda está cursando – no mestrado acadêmico em Engenharia de Sistemas Eletrônicos da UFSC, em Joinville.

Segundo o engenheiro eletricista, o IFSC foi decisivo para a conquista profissional que obteve. “Acredito que a aplicação prática constante dos conceitos teóricos foi essencial para a fixação do aprendizado. Por isso, entendo que a maior parte da preparação para a prova do concurso foi durante minha jornada no curso”, resume.

Da graduação, Yuri destaca fatores que considera serem diferenciais do Instituto Federal. “Conheci alunos bons e dedicados, os quais se tornaram meus amigos. Aprender era muito mais fácil e motivador em grupo. Uma das maiores qualidades do IFSC, para mim, foi a facilidade de acesso aos professores e laboratórios. Diversas vezes eu precisei utilizar algum laboratório fora do horário de aula e nunca houve qualquer empecilho. Os professores eram muito qualificados e pareciam entusiasmados quando algum aluno mostrava interesse em se aprofundar em certo assunto da aula. O incentivo era significativo. Os professores nos levavam com frequência aos laboratórios com o intuito de melhorar a assimilação do conteúdo”, recorda.

Antes de viajar para o Rio de Janeiro, o veterano do curso de Engenharia Elétrica deixa uma dica para seus calouros: “aproveitem todos os recursos possíveis que o IFSC oferece, pois não é toda instituição que proporciona essas experiências. Os alunos que buscam se envolver em atividades que melhor desenvolvem o profissionalismo garantem o seu sucesso. Somado a isso, é um dever procurar os professores para não deixar qualquer dúvida para trás e nenhuma pergunta é impertinente. Eu tenho a certeza de que o IFSC é o lugar certo para alunos interessados”, afirma.

ESTUDE NO IFSC CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-RAU