Equipe de SMO conquista medalha de prata na Olimpíada de Agropecuária

ENSINO Data de Publicação: 16 set 2022 14:04 Data de Atualização: 16 set 2022 14:17

A equipe Agro_IFSC_SMO, composta pelos alunos Alana Lizott, Alice Brixner e Gustavo Lago, orientados pelo professor Anderson Luiz Zwirtes, ficou em 9º lugar geral, garantindo a medalha de Prata na 11ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária - Obap.

A etapa final e presencial da Obap foi realizada em Jundiaí, São Paulo, entre os dias 7 e 10 de setembro. Na etapa virtual (1ª fase), realizada de 21 a 23 de junho, o Câmpus São Miguel do Oeste teve duas equipes realizando a prova na modalidade “Equipes Técnico Integrado/Concomitante”. A equipe AGRO_IFSC_SMO conquistou a 5ª colocação geral. Já a equipe Gradeadores, composta pelos alunos Paulo César da Rosa Dallazen, Gabrieli Cristina Ganzava e Cauani Eloisa Trevisol, orientados pelo professor Anderson Luiz Zwirtes, obtiveram a 35ª colocação geral.

Na etapa virtual, participaram mais de 3 mil estudantes e 900 equipes do Brasil e de países vizinhos como Argentina, Paraguai, Uruguai e Colômbia. As 50 equipes mais bem colocadas participaram da final, presencial, que premiou as 15 melhores, com medalhas de prata, ouro e bronze. Também houve premiação individual para os cinco estudantes com melhor pontuação nas provas teóricas. Como a etapa presencial só admitia uma equipe por câmpus, a representante de São Miguel do Oeste foi a AGRO_IFSC_SMO.

Sobre a Obap

A Olimpíada Brasileiro de Agropecuária - OBAP, da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, é uma competição científica e nacional destinada aos alunos do curso Técnico em Agropecuária e demais cursos do Eixo Tecnológico Recursos Naturais.

O objetivo da competição é estimular o ingresso de jovens do ensino médio/técnico integrado, concomitante e técnico subsequente em carreiras técnico-científicas e docente, incentivando a participação em atividades de iniciação científica e a produção de tecnologia, colocando-os em situações desafiadoras, estimulando a cooperação e a integração entre eles, retornando assim, para a sociedade brasileira, benefícios originados da melhoria no ensino público de nível médio e técnico ligados à agropecuária.

Câmpus já tem tradição na competição

O professor Anderson, responsável por orientar as equipes, explica que o Câmpus São Miguel do Oeste já tem tradição de participação na Obap. Já conquistou premiações em anteriores, individuais e por equipe, nas fases virtual e presencial, nas edições de 2012, 2014, 2019, 2021 e agora, em 2022.

Antes da competição, os estudantes tiveram o apoio de todos os professores para revisar conteúdos práticos e teóricos e antecipando conhecimentos de unidades curriculares ainda não cursadas pelas equipes, como Topografia e Agrimensura. Assim, os competidores puderam participar das três provas práticas, que foram sobre Inseminação Artificial de Bovinos; Agrimensura e Topografia, e Regulagem de Semeadoura.

Para o professor Anderson, o resultado obtido pelas equipes “indica que o Câmpus está no rumo certo no processo de ensino aprendizagem dos alunos, e coroa não só a equipe, mas todo o corpo técnico envolvido na educação dos alunos”. Segundo o professor, “a participação de alunos nestes eventos proporciona uma intensa troca de informações técnicas e culturais que complementam a formação profissional e pessoal do educando, permitindo uma constante troca de experiências, informações e conhecimentos, além de proporcionar novas amizades com demais participantes de diferentes regiões do Brasil e exterior”.

Além disso, o professor explica que as provas proporcionam às equipes o convívio com situações reais do dia a dia da profissão do técnico em Agropecuária, exigindo aplicações de conhecimentos multidisciplinar na resolução destes problemas, “o que garante a formação de um profissional mais preparado para situações observadas nesta área”.

ENSINO NEWS