EVENTOS Data de Publicação: 10 out 2025 15:11 Data de Atualização: 31 out 2025 19:05
A equipe do Câmpus Florianópolis – Continente foi a vencedora no concurso gastronômico IF Brasilidades, realizado durante o ConectaIF, na quinta-feira (9), no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. A professora Fabiana Mortimer Amaral e as estudantes Bianca Kunkel, do curso superior de tecnologia em Gastronomia, e Emily Gonçalves, do curso técnico em Gastronomia, produziram o prato “Desafio terra-mar: R$2,56”, uma alusão ao maior valor repassado à alimentação escolar, segundo o Plano Nacional de Alimentação Escolar.
Segundo a professora Fabiana, “nossa proposta veio para chamar a atenção ao valor da alimentação escolar, e também trabalhar com pratos culturais de Florianópolis e dentro do desafio de trazer ingredientes da terra e do mar”. O prato foi composto de pirão, tainha empanada na farinha de mandioca, arroz e feijão, clássicos da alimentação brasileira enroladinhos em um charuto de repolho, além do uso de especiarias brasileiras, como a casca d’anta, o pichurí e a pindaíba, e o molho agridoce de araçá.
A equipe do IFSC competiu com produções do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Instituto Federal do Ceará (IFCE) e o Instituto Federal Fluminense (IFF). A estudante Bianca destacou que no primeiro dia do evento foram realizados vários testes gastronômicos. “A gente entrou de cabeça nesse projeto, muitos testes, muitas horas no IFSC treinando. Teve todo o empratamento, o esforço de buscar os pratos, os ingredientes, gravar vídeos. Foi um projeto muito rico e uma experiência muito rica. Foi mágico e agradeço ao IFSC por esta oportunidade”, conta.
Ouça reportagem sobre o tema no podcas IFSC em Pauta.
Projeto do Câmpus Garopaba no debate sobre audiovisual e educação
Outro projeto que também participou do Conecta IF foi do Câmpus Garopaba. A professora Luana de Gusmão e a estudante do curso técnico integrado em Administração Clarissa Lourenço participaram do “Seminário EPT, Câmera e Claquete: Diálogos sobre Audiovisual e Educação na RFEPCT”.
Elas apresentaram o projeto de ensino “Nossos Contos, Nossas Lendas: um diálogo entre cinema e literatura”, um dos cinco projetos selecionados na Chamada Pública 4/2025 – IFBrasília –, ao lado de iniciativas do IFAC, IFSP, IFCE e IFRS.
A professora Luana, coordenadora do projeto, conta que foi uma experiência em que foi possível conhecer outras ideias e inspirações no âmbito do cinema como ferramenta de educação nos institutos federais.
O objetivo é voltar para Garopaba e dar continuidade ao projeto, que está em sua segunda edição. Também foi possível levar a cultura local do Sul de Santa Catarina para um evento nacional, por meio dos contos e histórias dos municípios de Garopaba, Imbituba, Paulo Lopes, mapeados na primeira edição, e Laguna, Pescaria Brava e Imaruí, na segunda edição. “Eu, enquanto professora, o que eu achei mais gratificante foi poder acompanhar a participação da estudante Clarissa e perceber como tem sido significativa a participação dela no evento. Agradeço ao Instituto Federal de Brasília por possibilitar a nossa participação”.
Para Clarissa, a participação no ConectaIF e no Festival Curicaca a fez ver que a Rede Federal é muito mais do que o conteúdo de sala de aula, “é uma possibilidade de ter novas vivências e crescer como ser humano, conhecer a capital e ter um olhar artístico e de formação humana. É algo incrível, uma oportunidade que eu nunca imaginaria ter”, conta.
Livro sobre experiências inovadoras do projeto I-hubs
Também durante o ConectaIF, na última quinta-feira (9), o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) participou do lançamento do livro “I-hubs: Coletânea de cases identificados ao longa da primeira fase de aplicação do Marco da Inovação TVET no Brasil”.
A assistente em Administração Laryssa Tarachucky, do Câmpus Jaraguá do Sul - Centro, participou da organização da obra, com João Gabriel Rocha Silva (IFB) e Marcelo Maia Gomes Florentino (Ifac). A obra é resultado da sistematização de experiências exitosas da primeira fase do “Marco de Inovação da Educação Profissional e Tecnológica (EPT): Promovendo a Excelência no Brasil”, fruto de uma parceria entre Conif, Uesco-Unevoc e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC).
O que é o ConectaIF
O ConectaIF é um evento gratuito e anual realizado pelo Instituto Federal de Brasília que reúne ensino, pesquisa, extensão, inovação, tecnologia e muito conhecimento. Nele, são oferecidas centenas de atividades, todas gratuitas, e nas mais diversas áreas. São oficinas, mostras, workshops, rodas de conversa, protótipos de produtos, arte, cultura, palestras, competições, exposições e muito mais, totalizando 20 eventos simultâneos.
O principal objetivo do ConectaIF é fomentar o diálogo entre as várias ações desenvolvidas no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica, englobando a difusão de conhecimento com a participação efetiva de pesquisadores, professores e alunos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e da comunidade escolar do Distrito Federal e entorno; gestores; empresários; representantes de instituições parceiras; e público visitante.