Estudante e professora do IFSC participam de livro sobre internacionalização na Rede Federal

INTERNACIONAL Data de Publicação: 14 dez 2023 17:10 Data de Atualização: 15 dez 2023 05:49

Uma estudante e uma professora do IFSC publicaram capítulos no livro Vozes da Internacionalização: narrativas de estudantes e servidores(as) da educação profissional, científica e tecnológica. A proposta da publicação digital é apresentar uma coletânea de narrativas autênticas e inspiradoras sobre experiências de internacionalização da Rede Federal. Os textos foram selecionados pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) através de edital publicado em agosto deste ano.

De acordo com a sinopse do livro, escrita por Ana Carolina Batista, diretora de Relações Internacionais do Conif, a obra “evidencia de que maneira o processo de internacionalização instalado na Rede Federal tem transformado a vida de estudantes e servidores, bem como impactado a realidade de comunidades e, quiçá, do mundo”.

Um dos capítulos do livro foi escrito pela estudante Carolina Momm de Melo, do curso de Prática de Orquestra do Câmpus Florianópolis, que fez intercâmbio na Itália entre novembro e dezembro de 2022. No texto, ela relata a experiência das aulas de canto que teve no país europeu e dos espetáculos do qual participou em várias cidades italianas.

Já a professora de inglês do Câmpus Florianópolis e assessora de Relações Externas e Assuntos Internacionais do IFSC, Denize Nobre Oliveira, publicou um capítulo no qual traz relatos de estudantes que participaram do Programa de Cooperação Internacional para Intercâmbio de Estudantes da instituição, o Propicie, que existe desde 2010.
 

O livro está disponível para download gratuitamente no site da Editora do Instituto Federal Catarinense (IFC).

 

INTERNACIONAL