ENSINO Data de Publicação: 26 set 2025 11:25 Data de Atualização: 26 set 2025 12:13
As estudantes do Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Integrado ao Ensino Médio do Câmpus Chapecó do IFSC, Vitória Luísa Galera Roversi e Isabely de Oliveira Trevisam, e a professora Ilca Maria Ferrari Ghiggi, participaram do 53° Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia e o VIII Simpósio Internacional de Educação em Engenharia (Cobenge 2025), realizado em Campinas (SP), de 15 a 18 de setembro.
Vitória e Isabely foram as únicas estudantes do Ensino Médio participando do evento. Os demais inscritos eram estudantes de graduação ou pós-graduação. Junto à professora Ilca, apresentaram o trabalho desenvolvido no IFSC “Soluções numéricas e simulações de circuitos elétricos reais: um projeto de pesquisa no ensino médio técnico”, que teve conexão total com o tema central do evento “Desafios da engenharia no brasil: tecnologia, inovação e qualificação profissional”.
O Cobenge 2025 ocorreu na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), na cidade de Campinas (SP), e foi realizado pela Associação Brasileira de Educação em Engenharia (Abenge).
Este Congresso, já na sua 53ª edição, é o mais importante fórum de discussão sobre a formação e o exercício profissional em Engenharia no Brasil, reúne gestores e representantes de órgãos oficiais e instituições de ensino relacionados à Educação em Engenharia, além de empresas e professores, pesquisadores, profissionais e estudantes interessados na melhoria da formação em Engenharia e no desenvolvimento da Engenharia Nacional.
Além de apresentar o projeto, as representantes do IFSC visitaram o laboratório do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), que compõe um ambiente científico de fronteira, multiusuário e multidisciplinar, com ações em diferentes frentes do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Como exemplo, o laboratório desenvolve o projeto Orion, complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos
Saiba mais sobre o projeto do IFSC
O projeto do IFSC, apresentado no evento, foi “Soluções numéricas e simulações de circuitos elétricos reais: um projeto de pesquisa no ensino médio técnico” centrou-se na modelagem e resolução de sistemas lineares aplicados a circuitos elétricos reais, integrando conteúdos de matemática, física e eletrônica.
“As atividades do trabalho incluíram medições em laboratório, possibilitando uma análise crítica da aplicação dos métodos teóricos e das simulações em situações reais. Os resultados evidenciam limitações dos modelos matemáticos frente a circuitos reais e destacam o valor dos simuladores digitais para promover uma aprendizagem contextualizada e eficaz, aproximando teoria e prática no ensino técnico”, explica a professora Ilca.