Estudantes do IFSC iniciam programa de intercâmbio na Europa

INTERNACIONAL Data de Publicação: 15 mar 2024 09:43 Data de Atualização: 15 mar 2024 10:32

Estudar muito, sim, e contribuir para o projeto de pesquisa que será desenvolvido na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro, do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS). Mas, também, fazer amizades e contatos no meio acadêmico, conviver com uma cultura diferente e ampliar horizontes são as expectativas da estudante Amanda de Mello, aluna do curso de graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas que embarcou neste mês para Portugal por meio da 21ª edição do Programa de Cooperação Internacional para estudantes do IFSC (Propicie).  Além dela, mais cinco estudantes de cursos técnicos e de graduação do IFSC também chegam à Europa neste mês. Todos passarão três meses participando de projetos de pesquisa em instituições de Portugal e da Espanha.

Natural de Blumenau, Amanda, de 19 anos, está tendo no Câmpus Gaspar do IFSC sua primeira experiência na educação superior. “Estou no IFSC desde março do ano passado, foi um ano incrível, novas amizades, professores incríveis e um ótimo ensino”, elogia. Ela diz estar animada e ansiosa com a experiência do intercâmbio, que será sua primeira viagem para fora do Brasil. “Fiz muitas viagens pelo Brasil, todas com minha mãe. A ansiedade está alta por ser a primeira vez a ficar longe da minha família, ainda mais por três meses e tão longe”, admite.

-> Estudante do Câmpus Gaspar embarca esta semana para intercâmbio em Portugal

Depois de três tentativas, a aluna Vitória Girardi, que está no último ano do curso técnico integrado em Mecânica do Câmpus Xanxerê, conseguiu ser selecionada para o Propicie e já está na Espanha, onde ficará até junho participando de estudos na Universidade de Deusto, na cidade de Bilbau.  “Logo que entrei [no IFSC] e soube do Propicie, fiquei planejando o intercâmbio mesmo sem ter a certeza de que daria certo", lembra. 

Na primeira tentativa, não atingiu um dos requisitos do edital, pois estava no primeiro ano de estudos. Na segunda vez, ficou na lista de espera. Na terceira vez, por pouco, Vitória não conseguiu novamente. “No dia da entrevista, tudo deu errado, eu não conseguia entrar para a chamada, fiquei extremamente nervosa, mas respirei fundo e deu tudo certo. Fiquei com o conceito apto e na lista de espera. E com apoio dos meus professores e dos meus pais, após ter uma vaga sobrando, eu consegui participar”, relata.

Além dela, a estudante Beatriz Betto Vieira, que cursa o 5º período de Engenharia Mecânica também no Câmpus Xanxerê, os alunos Isabela Silva Soares e Gabriel Vacarin, do curso de Engenharia de Controle e Automação do Câmpus Xanxerê, e a estudante Monize Silva de Carvalho, do curso técnico integrado em Comunicação Visual do Câmpus Palhoça Bilíngue, também foram selecionados para estudar na Espanha na Universidade de Deusto, 

-> IFSC embarca alunas do Câmpus Xanxerê para a Espanha

Pelo Propicie, Isabela participa de um projeto de implementação de novos algoritmos de identificação e controle em CLP (Controle Lógico Programável), para aplicação industrial.  “A ideia surgiu quando eu entrei na faculdade, durante a recepção os professores falaram sobre o Propicie. Quando saiu o edital, eu adorei a proposta desse projeto e o local. O projeto tem uma ideia parecida do que quero fazer no meu TCC, então, aprender aqui e dar continuidade no Brasil vai ser muito bom. O intercâmbio vai me permitir vivenciar uma nova cultura, praticar o idioma e conhecer novos lugares. Além disso, terei acesso a diferentes métodos de ensino e aprendizado aqui”, afirma a aluna.

-> Câmpus Chapecó embarca estudantes para intercâmbio na Espanha

Já Gabriel está atuando no projeto “Integração de uma nova arquitetura de controle em uma plataforma hardware-in-the-loop em tempo real para experimentos de controle”. “Para mim o intercâmbio é uma ótima opção para descobrir novas tecnologias, novas formas e práticas de estudo, além de proporcionar o conhecimento das culturas de outros países”, afirma.

Do Câmpus Palhoça Bilíngue, a estudante Monize Silva de Carvalho foi foi selecionada para o projeto “Battling loneliness through design: the BLOM methodology” (“Combatendo a solidão por meio do design: a metodologia BLOM”, em inglês), que reúne acadêmicos espanhóis e britânicos. Aos 18 anos, Monize está fazendo intercâmbio pela primeira vez e realizando um sonho. “Fazer o intercâmbio é um sonho meu desde que posso me lembrar, e agora que realmente está acontecendo, não está caindo a ficha. A riqueza de conhecimento cultural, pessoal e profissional que um intercâmbio pode oferecer sempre me interessou, e foi com isso em mente que busquei pela oportunidade aqui no IFSC”, conta.

-> Estudante do Câmpus Palhoça Bilíngue faz intercâmbio na Espanha

A estudante do Câmpus Palhoça Bilíngue - que também já cursou Refrigeração e Climatização no Câmpus São José - acredita que o intercâmbio será uma ótima oportunidade para aplicar os conhecimentos adquiridos no curso técnico em Comunicação Visual. A relevância do tema do projeto é outro fator que motiva Monize no intercâmbio. “O crescimento pessoal está sendo constante. A autonomia, organização e disciplina são qualidades que você vai desenvolvendo cada vez mais e melhor, fora a expansão de horizontes que estar em contato com a cultura de outro país te proporciona. Então, sem dúvida nenhuma, está sendo de grande valia”, diz Monize, que embarcou para a Espanha em 3 de março.

Sobre o Propicie

O Programa de Cooperação Internacional para estudantes do IFSC é focado no apoio aos alunos do IFSC interessados na pesquisa científica e no desenvolvimento tecnológico no exterior. Por meio do programa, estudantes de cursos técnicos e de graduação participam de um projeto de pesquisa, por cerca de três meses, em uma instituição estrangeira.

-> Conheça melhor o Propicie

Se você também tem interesse em participar de um intercâmbio, acesse esta página e veja como se preparar.

INTERNACIONAL