Estudantes do IFSC lançam aplicativo “Oeste Orgânico” nesta semana

EVENTOS Data de Publicação: 04 mar 2024 11:53 Data de Atualização: 04 mar 2024 12:11

Um grupo de estudantes e de professores do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) participa, nesta quinta-feira (07), do Circuito de Eventos Macrorregional Oeste de Agroecologia. Eles estarão no evento para lançar o aplicativo “Oeste Orgânico”, fruto de um projeto de extensão do Câmpus Chapecó do IFSC.

O trabalho iniciou há mais de dois anos, com o mapeamento de produtores de alimentos orgânicos de Chapecó e região, disponível gratuitamente para a comunidade, no site Oeste Orgânicos. Paralelamente, iniciou-se uma parceria com a Associação dos Pequenos Agricultores do Oeste Catarinense (Apaco) para o desenvolvimento do aplicativo, que será lançado nesta semana, para as pessoas obterem informações no celular.

“A ideia é que as pessoas que queiram consumir alimentos orgânicos tenham acesso ao aplicativo com as informações rápidas. Neste momento, o aplicativo está em construção com a parceria da Apaco, que verifica quais alimentos os seus agricultores têm disponível na semana e atualiza as informações. A ideia é que ao longo do tempo, consigamos atualizar o app com outras informações e produtores”, afirma o coordenador do projeto e professor do IFSC, Janilson Lotério. Além dele, os professores Jackson D. Canuto, Fabiner de Melo Fugali e Miguel Debarba também auxiliam no trabalho.

No futuro, o aplicativo promete a criação de um sistema no modelo de Market Place e e-commerce, tendo como base aplicativos de venda de comidas e lanches. Desta forma, haverá registros dos produtores de orgânicos (vendedores) e dos clientes (compradores), promovendo o encontro de quem possui o produto com os clientes que buscam uma alimentação mais saudável.

A equipe atual é formada pelos estudantes do técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio: Lucas Mantelli, Julia Sampaio e Lucas Jandrey e Eduardo Bedin. Também já contribuíram os estudantes Camila Fank Kist e Eduardo Robetti Bedin (recém-formados), além de Ana Vitória Figueiró, Gabriel Garcia da Silva Riboli, Julia Sampaio e Anita de Carli.

Além da parceria com a Apaco, que forneceu recursos para três estudantes do IFSC serem bolsistas, o projeto também obteve recursos em edital de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).

Lançamento do app “Oeste Orgânico”
Quando: Quinta-feira (07/03), das 9h às 16h
Local: stand do IFSC no Circuito de Eventos Macrorregional Oeste de Agroecologia, na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)


 

EXTENSÃO EVENTOS CÂMPUS CHAPECÓ