EXTENSÃO Data de Publicação: 03 out 2025 11:21 Data de Atualização: 07 nov 2025 10:32
Um grupo de estudantes do Ensino Médio Técnico (Técnico Integrado) e professores do Câmpus Chapecó do IFSC participa, nos dias 01, 02 e 03 de outubro do V Seminário Internacional de Educação do Campo (Sifedoc), realizado na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em Chapecó. Como apoiador oficial do evento, o IFSC atuou em várias frentes de organização e também como com apresentação de trabalhos.
Na organização, o IFSC é responsável por colaborar na construção da Feira de Economia Solidária, que ocorre durante o evento, "articulando os empreendimentos de economia solidária da região que participam dos projetos e feiras do IFSC para comercialização dos seus produtos", explicam os professores Janilson Loterio e Maykon Fritzen. Os estudantes, sob supervisão dos docentes, atuam também no credenciamento do evento, com entrega de kits e materiais, acolhida e orientação aos participantes para as atividades.
Além da organização, as estudantes Kamilla Matte e Caroline Matte apresentaram o trabalho intitulado "Educação tecnológica, economia solidária e educação no campo: o caso do IFSC Chapecó", orientado pelos professores Janilson Lotério e Maycon Fritzen. O trabalho é resultado de projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos no Câmpus Chapecó desde 2018.
Sobre o evento
O Sifedoc tem como tema central em 2025 “Educação do Campo, Questão Agrária e Justiça Climática Global. Para onde caminhamos?”. Trata-se de um evento rganizado por representações das três articulações de Educação do Campo da região sul do país e que mantem seu compromisso com o fortalecimento de aportes teórico-práticos enraizados na perspectiva da Educação Popular e da Educação do Campo. Saiba mais no site oficial.