Estudantes plantam Horta Medicinal no Câmpus Xanxerê

ESPECIAL Data de Publicação: 28 mar 2023 17:10 Data de Atualização: 28 mar 2023 17:22

Por iniciativa da Comissão IFSC Sustentável, servidores e estudantes do Câmpus Xanxerê se mobilizaram para plantar uma Horta Medicinal, próxima à Sala dos Professores. O plantio foi realizado dia 15 de março, com a colaboração de estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. 

A ideia foi construir um relógio biológico de plantas medicinais. Este relógio é baseado na medicina tradicional chinesa, sendo composto por tipos de plantas medicinais subdivididas em canteiros, de modo que cada divisão corresponde ao pico energético de um órgão do corpo humano. Os servidores colaboraram com as mudas das ervas e os estudantes com o plantio.

Todo o material utilizado na Horta foi de reaproveitamento: para delinear o espaço da horta, foram utilizadas bandas de rodagem (parte externa) de dois pneus de caminhão, além de quatro pneus de automóvel. As plantas foram separadas com pedras de jardim reaproveitadas da jardinagem do câmpus e a identificação do nome da planta com escrita em prendedores de roupa e palitos de madeira. Como regador de planta foi reutilizado um galão vazio de cinco litros de sabão líquido, com a tampa perfurada para facilitar e permitir a vazão adequada de água.

A coordenadora da Comissão IFSC Sustentável do Câmpus Xanxerê, professora Andreia Medianeira Pedrolo Weber da Silva, explica que quando a Comissão fez pesquisas sobre ervas medicinais, observou que o relógio de plantas medicinais no corpo humano se adequa à proposta de reavivar no ambiente escolar o interesse pela natureza e seus benefícios à saúde. "O cultivo de horta no câmpus permite aos alunos o contato com a natureza, e isso pode ajudar no resgate de hábitos naturais. Como o relógio é um modelo antigo de relação entre plantas medicinais e o corpo humano, esta reconexão motivou o envolvimento de todos e muitas informações foram compartilhadas desde que a atividade foi proposta no câmpus”, destaca a professora.

ESPECIAL