Exposição e aulas abertas vão contar a história da arte catarinense

EVENTOS Data de Publicação: 15 mar 2023 18:31 Data de Atualização: 03 abr 2023 07:03

Na semana do aniversário de 350 anos da capital catarinense, uma exposição no Câmpus Florianópolis-Continente vai abordar a história da arte de Santa Catarina. Organizada pelo professor do câmpus Luciano de Azambuja, a exposição “História da Arte Catarinense: do sambaqui ao Dazaranha” começa na segunda-feira, 20 de março, e traz reproduções gráficas de obras relevantes da história do estado, que abarcam o longo período da pré-história à contemporaneidade.

A mostra é resultado de um projeto de pesquisa do tipo iniciação científica e terá 14 banners que constituem a exposição didática sobre história da arte catarinense, com um total de 24 obras de arte. A abertura dela será às 19h do dia 20 de março, no hall em frente ao centro de eventos do Câmpus Florianópolis-Continente. Na ocasião, Luciano de Azambuja vai ministrar uma aula aberta a qualquer pessoa interessada sobre História da Arte Catarinense, que é uma disciplina do curso técnico em Guia de Turismo - Regional Santa Catarina

A partir dessa aula, os estudantes do curso técnico vão elaborar seminários que serão apresentados em outras aulas abertas a quaisquer interessados, no câmpus, a partir de abril (veja datas ao final do texto), sempre às segundas e quintas das 19h às 22h.
 

Além da finalidade didática para os estudantes do curso técnico, explica o professor, a exposição será realizada inicialmente “como um evento histórico, artístico e cultural que contribuirá para a valorização da identidade florianopolitana e catarinense, podendo reverberar em outros câmpus e espaços do Instituto Federal de Santa Catarina”.
 

Mais informações sobre a exposição podem ser obtidas com o professor pelo e-mail luciano.azambuja@ifsc.edu.br
 

Programação dos seminários (sempre das 19h às 22h)
 

03/04, SEGUNDA
SAMBAQUI E CARIJÓ, HANS STADEN E DUCHÉ DE VANCI

06/04, QUINTA
ARQUITETURA LUSO-BRASILEIRA E BARROCA, VICTOR MEIRELLES E CRUZ E SOUZA

10/04, SEGUNDA
ARQUITETURA ECLÉTICA E NEOCLÁSSICA, EDUARDO DIAS E MARTIN DE HARO

13/04, QUINTA
FRANKLIN CASCAES E HASSIS, ARQUITETURA MODERNISTA E ART DÉCO

20/04, QUINTA
ERNESTO MEYER E ELI HEIL, JUAREZ MACHADO E VERA SABINO;

27/04, QUINTA
ZININHO E LUIZ HENRIQUE, ENGENHO E DAZARANHA
 

EVENTOS CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE