Feira de Ciências recebe mais de 200 visitantes de escolas públicas

SNCT Data de Publicação: 09 nov 2023 15:59 Data de Atualização: 09 nov 2023 16:16

A Feira de Ciências e Tecnologia (FIITA 2023) do Câmpus Itajaí do IFSC recebeu a visita de cerca de 200 estudantes do ensino fundamental e médio de quatro escolas públicas do município. 

Além disso, foram premiados os melhores projetos da Feira de Ciências, que contou com 28 projetos de alunos do IFSC, Instituto Federal Catarinense (IFC) e escolas públicas dos municípios da região da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (Itajaí, Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itapema, Luiz Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo).

A FIITA foi realizada com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A Feira faz parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Câmpus Itajaí, que aconteceu de 19 a 21 de outubro, mas foi adiada para 8 de novembro por questões operacionais.  

Esta é a primeira edição da feira neste formato, com participação de estudantes externos tanto como expositores quanto como visitantes. Segundo a coordenadora de Extensão do Câmpus Itajaí e articuladora do projeto junto ao CNPq, professora Fernanda Argoud da Silva, a ideia de chamar estudantes externos para expor trabalhos foi de uma professora que já havia trabalhando no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), na cidade de Bragança Paulista, e trouxe este formato de feira, uma forma de aproximar o IFSC da comunidade externa e divulgar a instituição para os futuros alunos. Além disso, a professora do IFSP, Iara Leme Russo Cury, fez a palestra de abertura da SNCT do Câmpus Itajaí dia 19 de outubro, falando sobre “A importância de eventos e projetos científicos na Educação Básica”.

Uma das escolas participantes foi o Grupo Escolar Guilhermina Muller, de Itajaí. O instrutor de Informática Alexandre Leonardi acompanhou os estudantes João, Diogo, Bernardo e Victor na apresentação dos projetos de “Jogos Pedagógicos em Scratch”. Os estudantes criaram os próprios jogos, como ditado eletrônico, coleta seletiva e vida debaixo d’água, no Projeto Maker, realizado no contraturno escolar. Ele elogia a parceria do IFSC com as escolas da região em receber os alunos do 5º ano, exceção entre os expositores da Feira.

O presidente da Comissão Organizadora e coordenador de Pesquisa e Inovação, professor Guilherme Ranzolin Piazzetta, lembra que o objetivo é ampliar a Feira no próximo ano. O câmpus vai buscar parcerias com as secretarias estadual e municipais de ensino para realizar eventos em conjunto. 

Também durante a feira, os estudantes visitantes assistir uma apresentação do grupo Tartaruga de Mamão, formado por servidores e estudantes do Câmpus Itajaí, com o tema conscientização ambiental.

Visitas guiadas

Outro destaque do evento foi o protagonismo dos estudantes do Câmpus Itajaí: além dos cinco servidores integrantes da Comissão Organizadora, mais 40 alunos atuaram voluntariamente, na divulgação, recepção, organização, montagem dos stands, preparação dos lanches e principalmente nas visitas guiadas, que foram realizadas em dois momentos: no início da tarde, com estudantes do Ensino Fundamental, e no final da tarde, com estudantes do Ensino Médio. 

Durante as visitas, os estudantes foram divididos em grupos de 20 e foram conduzidos pelos alunos do curso pelos laboratórios das áreas de atuação do câmpus: Recursos Pesqueiros, Mecânica e Eletrônica. Os professores de cada área apresentaram os equipamentos e atividades realizadas em cada laboratório. 

A estudante do 9º ano, Lilian Olimpio, conta que se surpreendeu com o Câmpus Itajaí. “Eu estava esperando bem menos do IFSC. Quando eu morava em Sergipe, havia um Instituto Federal lá, mas eu nunca entrei lá. Pelo que eu vi, aqui é muito legal! Já me inscrevi para o curso técnico integrado em Recursos Pesqueiros”, conta. Lilian estuda no Centro Educacional Pedro Rizzi, no bairro Cidade Nova, em Itajaí, assim como a colega Vitória Pamplona Fernandes, que está inscrita no mesmo curso. “O que eu mais gostei de ver foram as tartarugas. Eu gostaria muito de estudar aqui”, conta.

Projetos premiados

A qualidade dos projetos apresentados surpreendeu os organizadores, segundo a professora Fernanda. Os temas foram variados, assim como o nível de complexidade dos projetos foi alto. 

Na votação do público, o projeto vencedor foi o Chuveiro Smart, do Instituto Federal Catarinense (IFSC) de Blumenau.

Confira os vencedores em cada categoria e acesse a página do evento para conhecer os resumos e vídeos:

Categoria ensino fundamental

  • 1º Lugar: Mulheres na Linha de Frente: Histórias de Coragem e Resiliência na Segunda Guerra Mundial
  • 2º Lugar: Jogo da Coleta Seletiva e Jogo da Vida debaixo D'água em Scratch
  • 3º Lugar: Identificando a Energia no Nosso Cotidiano

Categoria ensino médio/técnico

 

  • 1º Lugar: Estação Metereológica: Coleta e Estudo dos Fenômenos Atmosféricos em Bombinhas/SC para Educação Ambiental Crítica
  • 2º Lugar: Combate ao Aedes Aegypti Utilizando Estratégias Sustentáveis: Controle Biológico e Ações de Intervenção
  • 3º Lugar: Tucson Games

Categoria anfitrião (projetos de alunos do IFSC)

  • 1º Lugar: Desenvolvimento, construção e uso de armadilhas luminosas para amostragens de larvas de peixes em habitats costeiros de Santa Catarin
  • 2º Lugar: Investigação da Presença de Micro Plásticos em Moluscos de Cultivo de Santa Catarina
  • 3º Lugar: Ingestão de Microplásticos por Lambari (Astyanax Bimaculatus) Sob Condições Controladas
SNCT