Feira Regional de Matemática reunirá 65 escolas da região carbonífera

EVENTOS Data de Publicação: 07 jul 2024 21:40 Data de Atualização: 12 jul 2024 12:12

A décima edição da Feira Regional de Matemática da região carbonífera terá recorde de participação de escolas. Serão 65 trabalhos escolares de 11 municípios apresentando à comunidade as diversas aplicações da Matemática no cotidiano. O evento tem nova data: será no dia 11 de setembro, em Criciúma.

De acordo com a comissão organizadora, foram 95 trabalhos inscritos, um recorde de participação. Em razão da quantidade e da qualidade dos trabalhos inscritos, a comissão organizadora ampliou de 60 para 65 o número de projetos que serão apresentados. Eles representam 65 escolas públicas e particulares, de todos os níveis de ensino, oriundas de 11 municípios da região: Criciúma, Nova Veneza, Içara, Urussanga, Orleans, Forquilhinha, Morro da Fumaça, Cocal do Sul, Treviso, Lauro Müller e Balneário Rincão.

“Tivemos um recorde de escolas interessadas, por isso a ampliação de vagas, para garantir que todas pudessem encaminhar ao menos um trabalho”, explica o professor do IFSC, Bazilício Andrade Filho, membro da comissão organizadora da Feira.

O professor afirma que o grande número de escolas inscritas confirma a consolidação da Feira de Matemática na região. O evento foi retomado em 2016, após alguns anos de interrupção, e vem crescendo a cada ano.

“Quando começamos a realizar as feiras em Criciúma novamente, em 2016, os professores não sabiam o que era uma Feira de Matemática. Então começou esse movimento de visitar o espaço, conhecer como os trabalhos são construídos, os professores participaram de formações, e isso fez com que esse amadurecimento fosse acontecendo. Isso faz com que a Feira ganhe, além de uma ampliação no número de visitantes e de trabalhos apresentados, também uma maior qualidade destes trabalhos”, afirma.

A Feira

A Feira Regional de Matemática da região carbonífera é um evento científico-cultural que reúne trabalhos de estudantes e professores da educação básica, educação superior e educação especial de instituições públicas e particulares. O objetivo da exposição é despertar nos alunos o interesse pela Matemática, promover a troca de experiências entre professores e realizar a divulgação de conhecimentos matemáticos.

A comissão organizadora da feira é composta por representantes da Coordenadoria Regional de Educação (CRE), da Secretaria Municipal de Educação, da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) e do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Formação para professores

Professores interessados em conhecer o processo de construção das Feiras de Matemática, bem como saber mais sobre o desenvolvimento dos trabalhos escolares, podem participar de um encontro de formação que será realizado na próxima quinta-feira, 11 de julho, das 13h30 às 17h no auditório do IFSC Câmpus Criciúma. As inscrições devem ser feitas através de formulário on-line (clique aqui para acessar).

EVENTOS IMPRENSA CÂMPUS CRICIÚMA