Fórum de Reitores se reúne em Chapecó

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 23 ago 2023 17:14 Data de Atualização: 23 ago 2023 18:40

Nesta segunda-feira (21), o Fórum de Reitores de Instituições Públicas de Educação Superior de Santa Catarina reuniu-se na Universidade Federal da Fronteira Sul (SC), em Chapecó. O quarto encontro realizado neste ano discutiu ações que serão encaminhadas de forma conjunta pelas instituições.

Participaram do encontro o reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Marcelo Recktenvald, o vice-reitor da UFFS, Gismael Perin, a reitora do Instituto Federal Catarinense (IFC), Sônia Regina de Souza Fernandes, acompanhada da pró-reitora de Pesquisa e Inovação, Fátima de Oliveira, o reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Irineu Manoel de Souza, acompanhado do chefe de gabinete, Bernardo Meyer, e o pró-reitor de Administração do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Aloisio da Silva Junior. Na ocasião, também foi apresentado o reitor eleito da UFFS, João Alfredo Braida.

De acordo com o reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza, um dos principais pontos discutidos na reunião foi o pedido de uma reunião com o Fórum Parlamentar Catarinense para a solicitação de uma emenda coletiva para as universidades e institutos federais catarinenses. “Com certeza, essa reunião trará resultados inovadores para as instituições. Além disso, foi muito importante, pois também conhecemos o novo reitor da Fronteira Sul e fizemos sua integração ao Fórum”, afirmou.

A reitora do IFC, Sônia Regina de Souza Fernandes, pontuou que, além da articulação com a bancada catarinense, um outro encaminhamento importante foi o do Observatório da Educação de Santa Catarina. “É um trabalho desenvolvido entre o IFC e o IFSC que vai possibilitar que, através de dados, nós tenhamos indicadores para pensarmos o desenvolvimento regional em conjunto, desde a oferta de cursos, o compartilhamento de espaços, pensarmos pesquisas compartilhadas, ou seja, a cooperação efetiva entre as instituições”.

O pró-reitor de Administração do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Aloisio da Silva Junior, frisou a importância da reunião. “Esse tipo de organização é muito benéfica, pois muitas coisas podem ser resolvidas no âmbito de todas as instituições como, por exemplo, as questões orçamentárias. Acredito que a reunião cumpriu seus objetivos, produzindo um documento para o Fórum Catarinense, na busca pelas emendas parlamentares”.

Para o reitor da UFFS, Marcelo Recktenvald, a UFFS, instituição mais interiorizada das integrantes do Fórum dos Reitores, considera uma honra ter acolhido esse fórum. “Trata-se de mais uma oportunidade de potencializar ações convergentes entre as instituições, especialmente, para discutir soluções para os problemas comuns a todas IFES, com vistas à melhoria do sistema federal de educação catarinense”, concluiu.

INSTITUCIONAL