INSTITUCIONAL Data de Publicação: 09 jul 2026 19:39 Data de Atualização: 09 jul 2026 19:51
O Câmpus Lages do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) está com oportunidades abertas para quem deseja se qualificar profissionalmente no segundo semestre de 2026. Há vagas para o curso técnico concomitante em Informática para Internet (período vespertino) e também para o preenchimento de vagas ociosas nos cursos técnicos subsequentes em Biotecnologia e Eletrotécnica (período noturno).
Todas as opções são totalmente gratuitas e a seleção dos candidatos será feita por ordem de inscrição.
Técnico Concomitante em Informática para Internet (Vespertino)
Estudantes que estão matriculados no 1º, 2º ou 3º ano do Ensino Médio em escolas regulares têm a chance de cursar o Técnico em Informática para Internet no contraturno escolar. Estão sendo ofertadas 40 vagas para as aulas que ocorrerão no período da tarde.
O curso é oferecido pelo IFSC Câmpus Lages em parceria com a Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Lages. Por conta dessa parceria, o processo de inscrição é simplificado.
- Técnico Concomitante em Informática para Internet: 40 vagas
- Prazo de inscrição: Até o dia 24 de julho de 2026.
- Como se inscrever: As inscrições devem ser feitas diretamente pela internet, clicando aqui.
- Sobre o curso: O objetivo é formar profissionais habilitados para atuar no desenvolvimento de sistemas para a internet. Ao longo das aulas, o estudante adquire conhecimentos em programação, banco de dados, configurações de sistemas e hardware, técnicas de teste e suporte em software.
Vagas Ociosas: Biotecnologia e Eletrotécnica (Noturno)
Para quem já concluiu o Ensino Médio, o IFSC lançou o Edital de Ingresso nº 07, focado no preenchimento de vagas remanescentes para os cursos técnicos subsequentes, ministrados no período noturno. As vagas são voltadas para início imediato neste segundo semestre letivo de 2026.
As oportunidades e vagas disponíveis são:
- Técnico Subsequente em Biotecnologia: 23 vagas + Cadastro de Reserva (CR)
- Técnico Subsequente em Eletrotécnica: 9 vagas + Cadastro de Reserva (CR)
Cronograma e Inscrições:
Período de inscrições e envio de documentos: De 08 de julho a 23 de agosto de 2026 (até às 23h59min).
Link para inscrição: As inscrições e o envio da documentação exigida devem ser feitos pelo formulário eletrônico disponível aqui.
Divulgação dos resultados: 24 de agosto de 2026, por ordem de inscrição.
Os candidatos devem acompanhar a publicação dos resultados e possíveis chamadas subsequentes na página de editais do câmpus. Requisito obrigatório: Podem se inscrever apenas candidatos que tenham concluído integralmente o Ensino Médio até a data da inscrição.
Em caso de dúvidas sobre os processos seletivos ou documentação, os interessados podem procurar o Atendimento Regular da Secretaria do Câmpus Lages, através do whatsapp (49)3221.4215, ou presencialmente de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h30.