EXTENSÃO Data de Publicação: 14 ago 2026 15:44 Data de Atualização: 14 ago 2026 16:20
Servidores e estudantes do IFSC participaram do 44º Seminário de Extensão da Região Sul (Seurs), em Curitiba, entre os dias 11 e 13 de agosto. Foram 26 estudantes de cursos técnicos integrados e superiores e 15 servidores dos câmpus Araranguá, Florianópolis, Itajaí, Joinville, São José, São Carlos, São Lourenço do Oeste e Xanxerê e da Pró-reitoria de Extensão.
O tema desta edição - “A Extensão em defesa da vida: territórios em diálogo” - convidou à reflexão crítica sobre as múltiplas dimensões da vida e dos territórios, compreendidos como espaços de existência, resistência, memória e criação. Defendê-los implica promover justiça social, garantir direitos, combater violências e opressões, e afirmar a instituição pública de ensino superior como bem comum, comprometido com a transformação da realidade.
A comitiva do IFSC participou de cinco apresentações de pôsteres, uma oficina e 14 tertúlias (apresentações orais).
Para a diretora de Extensão, Evelise Zerger, a participação do IFSC no Seurs 2026 é a consolidação do compromisso do IFSC de conectar o conhecimento produzido na sala de aula à transformação social. “Ver nossos estudantes e servidores compartilhando os resultados de projetos que impactam diretamente a vida das pessoas reforça o papel fundamental da extensão como ponte entre a instituição e a comunidade. O Seurs é um espaço ímpar de integração regional e troca de saberes. Estarmos representados com tanta riqueza e diversidade nos enche de orgulho e renova nossa energia para continuar promovendo uma educação pública, gratuita e de excelência”, afirma.
Os trabalhos do IFSC apresentados no Seurs 2026 foram selecionados por meio de chamada interna, via Edital Proex 16/2026. A lista completa pode ser acessada no Portal do IFSC. Um deles é o projeto Fabricação de âncoras de pequenas embarcações para a comunidade pesqueira da região de Itajaí.
São Lourenço do Oeste é destaque
A maior delegação de câmpus foi de São Lourenço do Oeste, com destaque para a participação de seis estudantes de cursos técnicos integrados, acompanhados de duas servidoras - Marchelly Pereira Porto e Stella Fernandes Pereira
Marchelly, bibliotecária do câmpus e coordenadora do projeto Conversas Literárias, acredita que esse engajamento é resultado de um processo que vem sendo construído no câmpus nos últimos anos, com o envolvimento cada vez maior dos estudantes em projetos de ensino, pesquisa e extensão e com o incentivo para que eles não apenas participem das atividades, mas também apresentem e compartilhem as experiências que desenvolvem.
Segundo ela, os servidores têm atuado de forma intencional na mobilização, no fomento e no acompanhamento dessas iniciativas. "Nós oferecemos orientação prática, apoio na escrita dos resumos, articulação de parcerias externas e criamos espaços para que os próprios estudantes proponham e liderem iniciativas. Desde o início do Ensino Médio Integrado (EMI) no câmpus, no ano passado, os alunos já se integraram aos projetos, e com a entrada da segunda turma, a procura por participação em eventos aumentou naturalmente. Para estudantes do Ensino Médio, participar de um evento como o SEURS, apresentar um trabalho e trocar experiências com estudantes e servidores de outras instituições é uma oportunidade de formação muito importante", explica Marchelly.