IFSC obtém patente de equipamento para medir rendimento de motores elétricos em parceria com UFSC e Engie

INOVAÇÃO Data de Publicação: 31 mai 2023 14:46 Data de Atualização: 01 jun 2023 14:08

O IFSC, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e com a Engie Brasil Energia, obteve a patente de um sistema para determinar o rendimento de motores a indução, sem que seja necessário tirar os equipamentos de uso. A patente, depositada em abril de 2017, é intitulada “Sistema e método para determinação de rendimento de motores de indução em campo e em operação”.

O sistema é chamado de Analisador MIT  – a sigla é de Motor de Indução Trifásico. O uso do equipamento subsidia técnica e economicamente a tomada de decisão quanto a ações de melhoria no rendimento energético de sistemas industriais como, por exemplo, a substituição do motor por outro mais eficiente.

Segundo o professor Pedro Armando da Silva Júnior, o equipamento e o método desenvolvidos são ferramentas de apoio à tomada de decisões em ações de eficiência energética. "Com o sistema é possível decidir de maneira assertiva as condições funcionais do motor e avaliar se há vantagem econômica na sua substituição por um motor mais eficiente. Isto tudo sem necessidade de retirá-lo de operação", destaca.

O Analisador MIT também fornece análises de qualidade de energia da instalação e de defeitos incipientes no motor, com base em sinais de tensão, de corrente elétrica e de campo magnético. O diferencial deste equipamento é sua capacidade de estimar o rendimento sem necessitar levar o motor a testes em laboratório ou alterar seu ponto de carregamento quando em funcionamento. O equipamento é fruto do projeto Avaliação em campo de rendimento de motores de indução trifásicos, realizado no programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Engie Brasil Energia, regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O projeto foi desenvolvido por pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Eficiência Energética (Gerac), do Campus de São José do IFSC, por pesquisadores ligados ao Grupo de Concepção e Análise de Dispositivos Eletromagnéticos (Grucad), do departamento de Engenharia Elétrica e Eletrônica da UFSC, e ao envolvendo trabalhos de doutorado, de mestrado e de conclusão de graduação. O Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (Inpi) concedeu a patente da invenção em abril. O próximo passo será buscar parcerias para desenvolver um produto que possa ser comercializado, explica o professor Pedro Armando.

Veja o vídeo do projeto:

INOVAÇÃO