EXTENSÃO Data de Publicação: 07 out 2025 18:04 Data de Atualização: 07 out 2025 18:09
O Departamento Acadêmico de Gestão do Conhecimento e Tecnologias Computacionais do IFSC Câmpus Florianópolis, em parceria com o Departamento de Educação a Distância da Reitoria do IFSC, realizou no dia 29 de setembro uma capacitação voltada aos professores de tecnologias da rede municipal de ensino de Palhoça, na Casa do Educador. A formação foi conduzida pelo professor Glauco Cardozo, líder do grupo de pesquisa em Gestão e Modelagem do Conhecimento (GMOC).
Com o tema “Inteligência Artificial Generativa: possibilidades e aplicações no contexto educacional”, o encontro teve como objetivo apresentar conceitos fundamentais, ferramentas e boas práticas relacionadas ao uso de Inteligência Artificial (IA) generativa no ambiente escolar, promovendo a integração de tecnologias emergentes ao currículo pedagógico.
A ação foi realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Palhoça, por meio da Secretaria de Educação, e teve a participação de sete educadores. A ação faz parte de uma agenda colaborativa voltada à formação continuada dos profissionais da educação.
Segundo o chefe do Departamento de Educação a Distância Juliano Lucas Gonçalves, “a iniciativa reforça o compromisso do IFSC com a democratização do acesso à formação de qualidade, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da inovação e do uso pedagógico de tecnologias avançadas nas redes públicas de ensino”.