IFSC se destaca no cenário da energia solar com realização do IX CBENS

EVENTOS Data de Publicação: 30 mai 2022 10:50 Data de Atualização: 30 mai 2022 11:04

Na semana passada, cerca de 360 pessoas participaram do IX Congresso Brasileiro de Energia Solar (CBENS) organizado pelo IFSC em Florianópolis. Durante cinco dias de evento, foram apresentados em torno de 200 trabalhos científicos desenvolvidos nas diversas áreas correlatas à energia solar, como aplicações térmicas, geração fotovoltaica, recurso solar, entre outras. O congresso contou ainda com mini-cursos, plenárias, mesas-redondas, além de abrigar o II Workshop EnergIF, o Programa para Desenvolvimento em Energias Renováveis e Eficiência Energética na Rede Federal.

-> Veja como foi a abertura do evento

Para o coordenador desta edição do CBENS e professor do Câmpus São José do IFSC, Samuel Luna de Abreu, a realização do CBENS foi totalmente positiva. “Após quatro anos sem se reunir integralmente de forma presencial, a comunidade acadêmica da área de energia solar compareceu em grande número, atraindo não só participantes de praticamente todos os estados do Brasil, como participantes de outros países”, ressalta.

-> Evento teve lançamento do livro “Ciência e tecnologia solar no Brasil: 60 anos” de Naum Fraidenraich

O professor destaca a importância do IFSC ter organizado esta edição do congresso para se posicionar como protagonista nas áreas do conhecimento em que possui expertise. “A inserção da instituição em um cenário cooperativo mais amplo sempre vai partir do pressuposto que temos condições de nos envolver nesse tipo de atividade em pé de igualdade com qualquer outra instituição do país”, afirma.

A geração de energia solar é um desafio mundial e, conforme foi discutido no evento, o Brasil, com sua grande área e alta disponibilidade de energia solar em todo o território, terá um papel fundamental nessa transição para um mundo 100% renovável energeticamente. “O IFSC tem muito a contribuir nessa direção, pois atua em todos os níveis e logo pode fornecer formação desde os níveis iniciais passando pelo técnico e nível superior - todos eles extremamente necessários no arranjo produtivo das energias renováveis”, explica Samuel. Para o professor que coordenou o evento, o IFSC tem condições de fazer pesquisa de alto nível com seu conjunto de profissionais altamente capacitados e sua capilaridade permite que todos esses conhecimentos sejam levados à comunidade nas diversas regiões do estado.

Veja mais fotos do evento na página do congresso no Facebook.

A próxima edição do CBENS será realizada em 2024 em Natal no Rio Grande do Norte.

EVENTOS NEWS