IFSC tem seis medalhas na Omif e Joinville é o câmpus destaque na competição

EVENTOS Data de Publicação: 26 mai 2023 15:23 Data de Atualização: 30 jul 2023 22:08

Estudantes do IFSC conquistaram seis medalhas na Olimpíada de Matemática das Instituições Federais (Omif) 2022 – dois ouros, três pratas e um bronze, além de uma menção honrosa. O Câmpus Joinville recebeu o troféu de Câmpus Destaque, pois obteve duas das 10 medalhas de ouro distribuídas na competição, para Pedro Gustavo Rieck e Paulo Pimentel Regueira; medalha de prata para Maria Eduarda Carneiro; e menção honrosa para Henrique de Mattos.

A prova da segunda fase aconteceu neste final de semana, de 19 a 21 de maio, no Câmpus Fortaleza do Instituto Federal do Ceará (IFCE). 

Mundo Park e João Antonio Espindola Teixeira, do Câmpus Florianópolis, receberam medalha de prata. Do mesmo câmpus, participou ainda o estudante Albert Vinícius de Jesus Baia.

A caravana do IFSC contou ainda com Adriana Kaminsky Riffel (medalha de bronze) e Kauan Filipe Serikiaku, do Câmpus Itajaí, e Luan Henrique Pereira, do Câmpus Xanxerê.

Esta edição da Omif é referente ao ano passado, que teve as provas da primeira fase aplicadas no final de 2022. Por isso, entre os quatro finalistas do Câmpus Joinville, dois já se formaram. Mesmo assim, Pedro e Maria Eduarda decidiram bancar a viagem para poderem representar o IFSC, assim como os outros estudantes do ensino médio técnico.

“Fico feliz em poder ter representado o IFSC Joinville mais uma vez, mostrando não apenas o excelente ensino no currículo do Ensino Básico e Profissional, como também na formação de estudantes capacitados para resolver problemas, demonstrado através das olimpíadas de conhecimento, fortemente incentivadas no IFSC”, enfatiza Pedro.

Para ele, outro ponto importante é a criação de amizades que as olimpíadas favorecem. “Além do convencional das salas de aula, nesses eventos é possível conversar e trocar experiência com pessoas de diferentes realidades do Brasil”, garante Pedro, calouro no curso de Matemática na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

A estudante do técnico integrado em Mecânica do Câmpus Itajaí Adriana Riffel foi medalhista de bronze. Ela e o também estudante do técnico integrado em Mecânica do Câmpus Itajaí Kauan Serikiaku se classificaram na primeira fase da Omif, realizada no próprio Câmpus, e viajaram a Fortaleza para a realização da prova presencial da Olimpíada. “Foi uma experiência incrível, eu estudei para a prova todos os dias. Eu e o Kauan nos preparamos com treinamentos com a professora de Matemática do Câmpus Itajaí Diana Amaro. Eu também participei do Programa de Iniciação Científica Jr (PIC) ao qual faço parte por ser medalhista da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) do ano passado.”

Além da realização da prova, os estudantes participaram de uma série de oficinas, palestras e minicursos. Adriana participou de um minicurso de lógica de programação e Kauan de um sobre construção de sólidos platônicos no GeoGebra. “Foi uma experiência única. Conhecemos um pouco de Fortaleza e fizemos contato com estudantes de diferentes regiões do país”, explica Kauan. 

Para conseguir recursos para irem a Fortaleza, os estudantes organizaram uma rifa. “O fundamental para eu ganhar a medalha foi o apoio das pessoas, da minha família, dos professores, dos colegas, seja com uma palavra de incentivo ou comprando a rifa”, comenta Adriana. 

Os números

Para destacar a grandiosidade da Omif e do desempenho do Câmpus Joinville, professor Paulo Amaro, que acompanhou o grupo no evento, apresenta os números da olimpíada: na primeira fase, a Omif teve 7.601 estudantes inscritos de todo país; destes, 383 foram classificados para a segunda fase; e 300 conseguiram ir a Fortaleza realizar a prova final.

Conforme a classificação individual dos participantes, a Omif atribuiu premiação a quem obteve as cem melhores notas: 11 medalhas de ouro, 21 de prata, 32 de bronze, e 41 menções honrosas. Todos os demais finalistas receberam medalha de participação.

Além da prova, a Omif teve oficinas, palestras, minicursos, apresentação de trabalhos, mostra de jogos, atividades culturais e uma feira científica e tecnológica. No total, foram 660 participantes inscritos no retorno do evento presencial, após duas edições no formato virtual por conta da pandemia de Covid.

Segundo professor Paulo Amaro, foi muito prazeroso retomar ao evento presencial, participar da experimentação de todo processo, trocar experiências com professores de outros câmpus, ver como a Omif cresceu desde a primeira edição, em 2018, e, principalmente, proporcionar isso aos alunos.

“A Omif é uma oportunidade maravilhosa de mostrar que o ensino vai além da sala de aula, que os estudantes podem, com o conhecimento deles, transcender fronteiras, ter contato com colegas do Brasil todo, fazer pontes que podem frutificar na vida acadêmica e profissional”, destaca.

A partir da lista de pontos positivos é que Paulo Amaro pede mais reconhecimento ao evento, já que os alunos tiveram que bancar suas viagens, o que inviabilizou a participação de todos os classificados do IFSC. “É um evento institucional. Temos que apoiar”, reforça o professor, agradecendo a direção do Câmpus Joinville por ter proporcionado a sua participação, enquanto outros câmpus não conseguiram, e as famílias por viabilizarem a viagem dos quatro finalistas.

EVENTOS CÂMPUS FLORIANÓPOLIS CÂMPUS ITAJAÍ CÂMPUS JOINVILLE CÂMPUS XANXERÊ