IFSC traz pesquisador internacional para projeto em Jaraguá do Sul

INTERNACIONAL Data de Publicação: 07 jun 2023 16:30 Data de Atualização: 07 jun 2023 16:59

O professor Anthony Rossiter, da universidade britânica de Sheffield, esteve em Jaraguá do Sul durante dez dias para participar, em parceria com o Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, de estudos e divulgações científicas na área controle preditivo com baixo custo computacional. As atividades foram organizadas pelo professor Rodrigo Trentini e viabilizadas por meio de um edital do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

O docente do IFSC do Rau já conhecia Anthony a partir da participação presencial em eventos internacionais. “Ano passado houve a abertura do edital do Confap para fomentar a vinda de pesquisadores britânicos ao Brasil e comentei sobre essa possibilidade com o professor Rossiter, que prontamente aceitou para o período de dez dias”, conta.

Trentini, então, escreveu com o professor britânico um projeto conjunto sobre a comparação entre técnicas de controle preditivo com baixo custo computacional. No Brasil, além do projeto, o convidado internacional também realizou duas palestras e uma entrevista.

Uma das palestras foi realizada no dia 23 de maio (foto), no Museu WEG de Ciência e Tecnologia, sobre introdução ao controle preditivo – tema no qual o professor britânico é referência mundial, inclusive com livros publicados na área. Participaram da atividade estudantes do curso de graduação em Engenharia Elétrica, servidores do IFSC do Rau e outros convidados. A palestra foi em inglês e houve tradução simultânea para o português.

Conceito máximo

Atividades como a coordenada pelo professor Rodrigo Trentini estão entre os motivos que têm levado os cursos do Câmpus Jaraguá do Sul-Rau a receberem o conceito máximo nas avaliações realizadas pelo Ministério da Educação (Mec). Este é o caso, por exemplo, da graduação em Engenharia Elétrica e do curso superior de tecnologia em Fabricação Mecânica, que receberam a nota 5 (conceito máximo) nas avaliações mais recentes.

INTERNACIONAL CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-RAU