Impacto do lixo nos oceanos é tema de aula inaugural do curso técnico em Meio Ambiente do Câmpus Criciúma

EVENTOS Data de Publicação: 13 mar 2024 13:54 Data de Atualização: 15 mar 2024 10:06

O curso técnico em Meio Ambiente do Câmpus Criciúma do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) realiza na próxima quarta-feira (20), às 13h30, a aula inaugural do ano letivo, com a palestra “Nadando em plástico: o impacto do lixo marinho nos oceanos”. A atividade, gratuita e aberta ao público em geral, também é alusiva ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março.

O palestrante será o professor do curso de Ciências Biológicas da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Rodrigo Machado. Ele é doutor em Biologia Animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em Biologia: Diversidade e Manejo da Vida Silvestre pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e graduado em Ciências Biológicas também pela Unisinos, além de participar do Grupo de Gestão, Ecologia e Tecnologia Marinha (GTMar/Udesc), do Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos do Rio Grande do Sul (Gemars) e do Grupo de Pesquisa em Ecologia Humana do Oceano (Ufes) com atividades de pesquisa e desenvolvimento em ecologia marinha, biologia e conservação de mamíferos marinhos, poluição por lixo marinho, biologia pesqueira, gestão da pesca artesanal e desenvolvimento socioeconômico.

A atividade também marca o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. A data foi criada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993. No Brasil, o tema proposto pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) para 2024 é “A Água nos Une, o Clima no Move”.

O curso técnico em Meio Ambiente do IFSC Câmpus Criciúma ocorre na modalidade concomitante, isto é, atende estudantes que cursam o ensino médio em outra instituição de ensino e procuram o IFSC para fazer sua formação técnica. Atualmente, são duas turmas em andamento, uma na primeira fase e outra na terceira. O curso tem entrada anual e duração de quatro semestres.

EVENTOS CÂMPUS CRICIÚMA