Inicia primeira turma EJA do Câmpus São Lourenço do Oeste do IFSC

ENSINO Data de Publicação: 04 abr 2024 11:38 Data de Atualização: 05 abr 2024 11:48

O Câmpus São Lourenço do Oeste do IFSC iniciou nesta semana as aulas do técnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio (Proeja). Este é o primeiro curso ofertado na cidade, com estrutura, professores e técnicos-administrativos próprios do IFSC, para o público de jovens e adultos - quem não conseguiu concluir os estudos em idade regular. 

Na terça-feira (02), houve uma aula inaugural para marcar o início da oferta para 35 estudantes. O diretor-geral do câmpus, Daniel Carossi, afirma que há muito tempo o câmpus queria ofertar este curso para a comunidade, mas não havia o corpo de profissionais suficientes para isso.  Foi possível depois de conversas com a Reitoria e da Reitoria do IFSC com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec).

“Estamos muito realizados em ter conseguido dar início a essa oferta, visto que é um compromisso da instituição como um todo oferecer cursos para quem não teve a oportunidade de concluir seus estudos no passado. O câmpus, então, está contribuindo com essa formação na rede federal de educação. E, sem dúvidas, sabemos que vamos conseguir entregar para a comunidade externa excelentes profissionais na área da eletrotécnica, que vão contribuir com o desenvolvimento econômico da região”, ressalta Daniel. 

O pró-reitor de Ensino do IFSC, Adriano Larentes da Silva, participou da aula inaugural e ressaltou que o curso é resultado de um esforço coletivo da reitoria e do câmpus, que iniciou com a destinação de 11 vagas para contratação de professores de diferentes áreas, especialmente ligados à formação básica, por meio de concurso público em 2023.

O técnico ainda é consequência da pactuação feita entre IFSC e Setec, em 2023, para fortalecimento dos cursos técnicos para o público jovem e adulto. Nesta pactuação, afirma o pró-reitor, foram destinados R$ 4,2 milhões para a EJA do IFSC, dos quais R$ 420 mil estão sendo investidos no novo curso do câmpus São Lourenço do Oeste.

“É muito gratificante ver que todos os esforços feitos culminaram com a chegada da primeira turma no câmpus, que representa não só o fortalecimento da EJA-EPT em nossa instituição, mas também o novo momento vivido pelo Câmpus São Lourenço do Oeste”, afirma Adriano.

ENSINO CÂMPUS SÃO LOURENÇO DO OESTE