OPORTUNIDADES Data de Publicação: 16 jan 2026 10:50 Data de Atualização: 16 jan 2026 11:12
Foram prorrogadas abertas até 19 de janeiro as inscrições para o processo seletivo do mestrado profissional no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). O edital nº 02/2025 regulamenta o Exame Nacional de Acesso (ENA) para ingresso nas turmas de 2026 e detalha regras, prazos e orientações aos candidatos.
No Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), que integra a Rede Nacional do ProfEPT como instituição associada, serão oferecidas 23 vagas no curso. A turma será sediada no Câmpus Florianópolis, e as atividades presenciais ocorrerão semanalmente, às segundas e terças-feiras, nos períodos matutino e vespertino.
Confira a íntegra do edital do processo seletivo.
Vagas no IFSC
Do total de vagas destinadas ao IFSC, 11 são reservadas a servidores, distribuídas da seguinte forma:
- 7 vagas de ampla concorrência interna,
- 3 vagas para pessoas pretas, pardas e indígenas (PPI),
- 1 vaga para pessoas com deficiência (PcD).
Para a comunidade externa, o câmpus disponibiliza 12 vagas de ampla concorrência, sendo:
- 8 para o público geral,
- 3 para PPI,
- 1 para PcD.
Os candidatos precisam optar por uma das duas linhas de pesquisa do programa: Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica, que aborda fundamentos das práticas educativas, currículo, estratégias interdisciplinares e temas como EJA, educação do campo e relações étnico-raciais; e Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT, que discute a concepção, gestão e memória dos espaços formativos no campo da educação profissional.
Como participar
As inscrições devem ser feitas exclusivamente on-line, pelo sistema disponível no site do ProfEPT, até 19 de janeiro de 2026. A seleção será realizada por meio de prova em formato virtual no dia 8 de fevereiro de 2026. A taxa de inscrição é de R$ 160.
Em outubro, a coordenação nacional divulgou a bibliografia de referência, composta por textos que tratam das bases históricas, conceituais, teóricas e metodológicas da Educação Profissional e Tecnológica. O gabarito preliminar será publicado no dia seguinte, 9 de fevereiro, e o gabarito final, juntamente com a nota individual, será divulgado em 20 de fevereiro.
O resultado final do processo seletivo está programado para 2 de março. Em seguida, entre 3 e 19 de março, serão realizadas as bancas de verificação de cotas e o período de matrículas. Por fim, o início do semestre letivo para os novos estudantes está previsto para a partir de 20 de março de 2026.
Sobre o ProfEPT
O ProfEPT é um mestrado profissional ofertado em rede nacional pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Com reconhecimento da Capes, o curso busca integrar teoria e prática, promover o desenvolvimento de produtos educacionais e fortalecer a pesquisa aplicada voltada à Educação Profissional e Tecnológica. A coordenação nacional do programa é realizada pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).
Serviço
Período de inscrições: 15/12/2025 a 19/01/2026
Taxa de inscrição: R$ 160
Data da prova: 08/02/2026 (on-line)
Local da turma do IFSC: Câmpus Florianópolis
Mais informações em profept.ifes.edu.br