Jogando para Ganhar: estudantes de Garopaba aprendem sobre preservação brincando

EXTENSÃO Data de Publicação: 16 mar 2022 18:13 Data de Atualização: 17 mar 2022 08:51

Uma forma lúdica para falar sobre preservação ambiental e patrimonial local. Assim é o “Jogando para Ganhar: uma proposta lúdica para a promoção da educação patrimonial e ambiental em escolas das redes municipais de Garopaba”, desenvolvido pelos alunos do curso superior de tecnologia em Gestão Ambiental do Câmpus Garopaba do IFSC.

Trata-se de um jogo de tabuleiro, desenvolvido pelos bolsistas do projeto de Extensão, sobre a preservação patrimonial e ambiental, identificadas na pesquisa da egressa Flávia M. Maffei em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O jogo auxiliará no processo de ensino e aprendizagem e trará às crianças uma amostra geral sobre a história desses patrimônios, incentivando-as a terem uma postura de preservação e valorização.

A primeira ação do projeto foi realizada dia 22 de fevereiro, na Escola de Educação Básica de Ensino Fundamental Pinguirito. Participaram estudantes do quinto ano, divididos em grupos de quatro a cinco alunos, orientados pelos estudantes do CST Gestão Ambiental da Unidade Curricular Atividades de Extensão. A escola foi escolhida como piloto porque a coordenadora pedagógica, professora Simone Rogalsky, envolveu-se diretamente com o projeto nas etapas de elaboração do jogo.

O projeto está sendo realizado com recursos do Edital Proex 15/2021 – Curricularização da Extensão, coordenado pelas professoras Telma Pires Pacheco Amorim e Tatiane Melissa Scoz. O jogo será aplicado em outras escolas, para estudantes do quarto e quinto anos do Ensino Fundamental. Alguns exemplares também serão distribuídos às escolas municipais de Garopaba. A Unidade Curricular Atividades de Extensão é ministrada pelas professoras Telma, Tatiane e Juliane Brignol Walotek.

Os alunos da escola municipal que participaram do projeto piloto responderam um questionário para avaliar o conhecimento prévio e o aprendizado adquirido após o jogo. O questionário será utilizado como ferramenta para avaliar a eficácia do uso do jogo na aprendizagem sobre patrimônios de Garopaba.

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