Lançado Edital para nova turma do Mestrado Profissional em Viticultura e Enologia IFSC/IFRS

ENSINO Data de Publicação: 28 mar 2023 16:01 Data de Atualização: 31 mar 2023 07:42

Foi lançado nesta segunda-feira (28) o Edital de Seleção para o Mestrado Profissional em Viticultura e Enologia. A oferta é uma parceria entre o IFSC, por meio do Câmpus Urupema, e do IFRS, no Câmpus Bento Gonçalves. São 30 vagas no total, dez para o IFSC e 20 para a instituição gaúcha. Há reserva de vagas para cotistas negros (pretos e pardos), indígenas e pessoas com deficiência (PCDs). 

Confira o Edital completo

As inscrições iniciam em 25 de abril e vão até 15 de maio. São duas linhas de pesquisa do programa: "Tecnologias em Viticultura e Enologia" e "Desenvolvimento e Sustentabilidade na Vitivinicultura". O curso é totalmente gratuito e presencial. Há uma taxa de inscrição de R$ 150 e o processo seletivo terá duas etapas: análise de currículos e anteprojeto; e entrevistas. No IFSC as aulas serão quinzenalmente, às sextas-feiras (tarde e noite). 

O curso terá duração de 24 meses (dois anos) e é destinado aos graduados em cursos de bacharelado ou de tecnologia, nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas ou Ciências Agrárias, preferencialmente com experiência no setor vitivinícola em atividades vinculadas à viticultura, enologia, enoturismo ou gestão vitivinícola e é aberto a brasileiros e estrangeiros.

O curso tem como objetivo capacitar profissionais no setor vitivinícola, aprimorar seus conhecimentos teóricos e desenvolver ações de pesquisa na busca de soluções para os problemas e que resultem em melhorias capazes de contribuir para o desenvolvimento regional, para o avanço do conhecimento e na condução de sistemas de produção, focados na gestão, tecnologia, inovação para aumentar a participação brasileira no mercado nacional e internacional.

 

ENSINO CÂMPUS URUPEMA