Maior evento científico do IFSC começa nesta segunda, em Joinville

SEPEI Data de Publicação: 14 abr 2023 15:17 Data de Atualização: 28 abr 2023 20:29

O 9º Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC (Sepei 2023), maior evento científico do IFSC, começa nesta segunda (17) e vai até dia 19 de abril, no Câmpus Joinville e no Centreventos Cau Hansen, com o tema “Reconectando Saberes: os novos desafios do ensino, pesquisa e extensão no IFSC”. 

Esta edição marca o retorno do evento, e tem como novidade o formato híbrido: com parte das atividades presenciais e parte online. Algumas das atividades presenciais também serão transmitidas ao vivo. Acesse a programação e veja quais palestras e conferências serão transmitidas pelo canal do IFSC no Youtube.

Serão apresentados 262 trabalhos, sendo 67 no formato online e 195 presenciais. A Feira de Inovação, que será realizada no Câmpus Joinville, terá 15 estandes, com projetos desenvolvidos por vários câmpus do IFSC. O público externo também poderá visitar a Feira.

Outra novidade é a participação de alunos egressos, que puderam submeter trabalhos e participar do evento. Ao todo, o Sepei 2023 recebeu 705 inscrições, sendo que 621 participarão presencialmente das atividades e 84 no evento online. Destes, 359 são estudantes, 336 servidores do IFSC e 10 são egressos.

A abertura do evento, às 18h15 do dia 17 de abril, contará com uma apresentação artística da Escola Bolshoi, seguida da conferência de abertura, às 19h30, com o tema “Pseudociências para além da pandemia: novos desafios, velhos problemas”. O conferencista é o professor de Física do IFSC Marcelo Girardi Schappo. O mediador será o pró-reitor de Ensino, professor Adriano Larentes da Silva.

Para o reitor do IFSC, professor Maurício Gariba Júnior, é uma satisfação para a comunidade acadêmica poder realizar o evento de forma presencial. Em 2020 e 2021 ele não foi realizado devido à pandemia e em 2022, também não aconteceu devido aos cortes orçamentários. “É um evento em que a instituição mostra todo o seu potencial no ensino e em projetos de pesquisa, extensão e inovação para a comunidade. Isso é uma motivação para estudantes, docentes e técnicos administrativos”, destaca Gariba. Ele agradece o Câmpus Joinville que se disponibilizou a receber o evento e toda a equipe organizadora.


-> Para saber mais, acesse o site do Sepei 2023.

SEPEI