Meditação e Encontro de Talentos encerraram 2023 e deram as boas-vindas a 2024

EVENTOS Data de Publicação: 10 jan 2024 11:46 Data de Atualização: 18 jan 2024 11:56

O ano de 2023 foi recheado de atividades organizadas pela Biblioteca do Câmpus Chapecó. Entre elas lançamentos de livros, oficina de literatura indígena, debates de filme, exposições. Para encerrar o ano e mirando um 2024 leve e com oportunidades, a Biblioteca com auxílio dos setores de apoio ao estudante e pedagógico, realizaram um Encontro de Talentos e uma Meditação para a Renovação.

O Encontro de Talentos ocorreu durante a 3ª edição do evento “Café com Poesia” – que tem o objetivo de partilhar textos, poemas e outros dos estudantes, professores e servidores do câmpus. 

Na última atividade de 2023, houve apresentação de produções como do aluno do Ensino Médio Técnico Miguel Schneider. Ele participou como ilustrador do livro de autoria de sua mãe a professora Solange Aparecida Lanner, “Alienado: 45 dias de isolamento”, que apresenta como foco principal os efeitos da tecnologia na vida de um adolescente.

A aluna Karoline Paula Coletti Gomes apresentou peças musicais de Natal tocando saxofone, acompanhada de seu pai Paulo Gomes, com flauta. A estudante começou a escrever poemas e outros aos 13 anos, tendo publicado no livro: "Do Corpo ao Corpus". Também é declamadora de poesias desde os três anos de idade.

Ainda, o professor de Artes do câmpus, Gerson Witte falou de sua última produção “A história do Contestado”. E o professor, poeta e contador de histórias, Josimar da Silva Pereira (convidado externo) comentou sobre seu e-book “Poemosia”.

Meditação

Para encerrar o ano e mirando num 2024 mais leve, a Biblioteca realizou a Meditação para a Renovação, com a participação do “Movimento eu sou a Paz”.

“O momento propiciou reflexão sobre o ano que passou, trazendo a prática da meditação como atividade de colaboração no desenvolvimento cognitivo, na ativação de regiões do cérebro para o bem-estar, a saúde e o aprendizado como fatores de melhoria da qualidade de vida das pessoas”, ressalta a bibliotecária do Câmpus Chapecó Nelcy da Rosa Kegler.

“Agradecemos a todos os colegas parceiros da educação, a participação do Grêmio Estudantil, do Coletivo Ada Lovelace, do apoio da direção do IFSC nos eventos realizados durante o ano e estes em especiais que são fundamentais para a reflexão, interações humanas e culturais, enfim aprendizados para toda a comunidade envolvida no espaço do IFSC”, finaliza Nelcy.

 

EVENTOS CÂMPUS CHAPECÓ